Do entregador de informação a mediação pedagógica por meio das TDIC na educação híbrida: um estudo de caso de professores da educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2021.57472

Palavras-chave:

Educação híbrida. Mediação pedagógica. Ensino personalizado.

Resumo

O artigo versa sobre uma nova abordagem pedagógica denominada ensino híbrido que propõe o atendimento dos alunos em suas necessidades individuais e interesses com utilização das TDIC. É a ‘personalização do ensino’, tendo como foco o aprendiz, com ênfase na aprendizagem. A pesquisa bibliográfica baseia-se em: Horn & Staker (2015), Bacich et al (2018), Netto (2005), Valente (2014), etc. O objetivo é apresentar modelos do ensino híbrido, tendo em vista a personalização do ensino para promover uma aprendizagem centrada no aluno e explana sobre mediação pedagógica. O método escolhido foi hipotético-dedutivo, empregando a abordagem qualitativa, coleta informações de um estudo de caso em escolas do ensino médio. A partir de um dos eixos da análise de dados: metodologia do ensino híbrido, seus modelos e personalização, percebeu-se que são necessárias mudanças na formação inicial dos docentes, e há necessidade de formação contínua, para uma compreensão do processo de aprendizagem, que se revela de muita importância. Isso implica na mudança de programas, de currículos mais flexíveis e horários adaptados às condições dos alunos, respeitando seu ritmo individual, contribuindo para um ambiente de aprendizado eficiente, para concretização do ensino híbrido e personalização do ensino, criando condições favoráveis para  desenvolvimento de práticas pedagógicas Docentes adquirem papéis diferentes, não serão entregadores de informações, e sim mediadores entre o conhecimento e alunos. Acredita-se que as escolas avançarão rumo a um novo paradigma da educação, em que a presença do EH mediado pelas TDIC vai permear ações educativas, garantindo qualidade de ensino e melhores resultados na aprendizagem.

 

Biografia do Autor

Tânia Noemia Rodrigues Braga, EBWU EMIL BRUNNER WORD UNIVERSITY

Professora mestra em educação pela faculdade EBWU EMIL BRUNNER WORD UNIVERSITY. Especialista em tecnologias da educação pela PUC/RJ; Especialista em formação docente para Ead pela UNINTER.

 

Karine Pinheiro Souza, Phd Minho University e Postdoctoral Researcher UNIVERSIDADE DO MINHO

Doutora em ciências da educação, especialidadade em tecnologia edcuativa - Universidade do Minho/ Portugal.Mestra em politicas públicas e planejamento - UECE, especialialização em infonrmática educativa UFRGS. graduação e, letras pela Universidade Estadual do Ceará. Atualmente é professora substituta da Universidade do Ceará

Referências

ALVARENGA, Estelbina Miranda de. Metodologia da investigação quantitativa e qualitativa: normas técnicas de apresentação de trabalhos científicos. 2 ed. 1ª reimpressão – Assunção: A 4, 2012.

BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando M. Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

BELLONI, Maria Luiza. O que é mídia-educação. Campinas, SP: Autores Associados, 2001, 78 v. (Coleção polêmicas do nosso tempo).

BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Tradutores: Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Portugal: Porto Editora Ltda, 1994.

CASTRO FILHO, José Aires. Objetos de aprendizagem e sua utilização no ensino de matemática. Disponível em: <http://paginapessoal.utfpr.edu.br/kalinke/grupos-de-pesquisa/pde/pdf/objetos_de_aprendizagem_e_EM.pdf>. Acesso em: 05 dez. 2020.

HORN, Michael B.; STAKER, Heather. Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. [tradução: Maria Cristina Gularte Monteiro; revisão técnica: Adolfo Tanzi Neto, Lilian Bacich]. Porto Alegre: Penso, 2015.

______________, Classifying K-12 blended learning. Disponível em: <https://www.christenseninstitute.org/wp-content/uploads/2013/04/Classifying-K-12-blended-learning.pdf>. Acesso em: 12 set. 2020.

LAKATOS, Eva Maria e MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. – São Paulo: Atlas, 2003.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MASETTO, Marcos T. Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. 7. ed. Campinas, SP: Papirus, 2003, págs.133-173.

MORAES, Maria Cândida. O paradigma educacional emergente. 1996. Disponível em: <http://www.ub.edu/sentipensar/pdf/candida/paradigma_emergente.pdf>. Acesso em: 5 agosto 2020.

MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 5ª. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012 – (Papirus Educação).

NETTO ALVIM, Antônio de Oliveira. Novas tecnologias & universidade: da didática tradicionalista à inteligência artificial: desafios e armadilhas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

PALLOF, Rena M.; PRATT, Keith. Lições da sala de aula virtual: as realidades do ensino on-line. Tradução: Fernando de Siqueira Rodrigues; Revisão técnica: Régis Tractenberg, 2. ed. – Porto Alegre: Penso, 2015.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. Campinas: Autores Associados, 2008.

Downloads

Publicado

2021-12-17

Como Citar

BRAGA, Tânia Noemia Rodrigues; SOUZA, Karine Pinheiro. Do entregador de informação a mediação pedagógica por meio das TDIC na educação híbrida: um estudo de caso de professores da educação básica. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 5, n. 4, p. 121–139, 2021. DOI: 10.12957/redoc.2021.57472. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/57472. Acesso em: 28 mar. 2024.