Google classroom como ambiente para a formação continuada de professores: desafios e possibilidades

Autores

  • Ana Luiza Zappe Desordi Flôres Professora Substituta na Universidade Federal do Catalão - UFCAT
  • Quelen Colman Espíndola Lima Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Cadidja Coutinho Professora Adjunta da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA Campus Dom Pedrito
  • Raquel Ruppenthal Professora Adjunta da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA Campus Uruguaiana
  • Mara Regina Bonini Marzari Professora Adjunta da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA Campus Uruguaiana

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2021.57463

Palavras-chave:

Plataforma. AVA. Formação docente. Cibercultura.

Resumo

Este estudo qualitativo de caráter descritivo-exploratório visa relatar a experiência de utilização do Google Classroom como ambiente virtual de aprendizagem para formação continuada de professores, objetivando avaliar o desenvolvimento do curso “Sequências didáticas para promover o Letramento Científico”, as possibilidades e os desafios do uso da plataforma.  Para tanto, expõe aspectos conceituais referentes à formação docente e ao uso de tecnologias digitais, em especial a plataforma Google Classroom. Metodologicamente apresenta a proposta do curso estruturada em 6 etapas, a saber: Teorização sobre sequências didáticas; Analisando sequências didáticas diversas; Observando a estrutura básica das sequências didáticas; Produção de uma sequência didática para ser utilizada na sua área de atuação; Retorno/feedback das sequências didáticas; e Avaliação do curso. Como resultados retrata a percepção dos cursistas quanto à temática abordada, a organização das tarefas e dos materiais disponibilizados, bem como os desafios enfrentados no decorrer do curso. Por fim, considera a plataforma Classroom um ambiente virtual de aprendizagem promissor para formação continuada de professores, além de ser um dos principais espaços para organização e gestão do ensino remoto.

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Publicado

2021-12-17

Como Citar

FLÔRES, Ana Luiza Zappe Desordi; LIMA, Quelen Colman Espíndola; COUTINHO, Cadidja; RUPPENTHAL, Raquel; MARZARI, Mara Regina Bonini. Google classroom como ambiente para a formação continuada de professores: desafios e possibilidades. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 5, n. 4, p. 160–172, 2021. DOI: 10.12957/redoc.2021.57463. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/57463. Acesso em: 19 abr. 2024.