A decoloniedade dos Povos Bantu na luta antirracista no chão da escola: uma experiência de intervenção

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2021.57251

Palavras-chave:

Decoloniedade. Povos Bantu. Lei Federal 10.639/03.

Resumo

O texto tem como propósito apresentar uma análise decolonial referente as diferentes características e contribuições dos povos Bantu em obras literárias afro-brasileiras, como forma de corroborar com a construção da identidade de jovens negros, como medida de enfrentamento às diversas situações desfavoráveis das populações negras, que perpassam pelo cotidiano do chão da escola, que são propagados pelos padrões eurocêntricos e na discriminação racial. Todavia, buscamos debruçar nossas reflexões em publicações acadêmicas e livros de literaturas infantis e infanto-juvenis, que articulam com as perspectivas da Lei Federal 10.639/2003 que torna obrigatório o ensino da história e cultura dos povos africanos e a sua diáspora no Brasil, em todos os currículos escolares. Posteriormente, iremos analisar um breve estudo de caso, de como foram implementadas as leis contidas no Artigo 26-A da LDBEN em uma instituição privada localizada no Estado do Rio de Janeiro, a partir de oficinas/aulas de sensibilização, contação de histórias, exposição de livros de literatura africana, indígena e afro-brasileira e rodas de diálogos, na qual foram desenvolvidas como estratégias para a elevação da autoestima das crianças negras, o resgate da identidade, propagação da diversidade cultural  e o incentivo à leitura, para a redução do racismo na conjuntura atual do país.

Biografia do Autor

Wudson Guilherme de Oliveira, UFRRJ - (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro)

Mestrando em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares – PPGEDUC, pela UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro). Desenvolve vivências como professor da Educação Básica em História, Filosofia, Sociologia e Geografia nos anos finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio, EJA – Educação para Jovens e Adultos, Ator, Diretor teatral, Palestrante e Oficineiro. Possui de modo voluntário um “Projeto de sensibilização sobre a história africana, indígena e afro-brasileira através das literaturas nos espaços informais de educação”. Membro atuante em grupos de pesquisa em especial o CELeC – Coletivo de Estudos de Letramentos Contemporâneos, na UFRRJ/IM - Instituto Multidisciplinar sob a coordenação da Prof.ª Doutora Adriana Lopes Carvalho, onde pesquisamos sobre a educação contemporânea e seus desdobramentos.

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Publicado

2021-07-12

Como Citar

DE OLIVEIRA, Wudson Guilherme. A decoloniedade dos Povos Bantu na luta antirracista no chão da escola: uma experiência de intervenção. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 295–316, 2021. DOI: 10.12957/redoc.2021.57251. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/57251. Acesso em: 28 mar. 2024.