A decoloniedade dos Povos Bantu na luta antirracista no chão da escola: uma experiência de intervenção
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ARAUJO, Edna Maria de. TOLENTINO, Adivânia Nogueira. SILVA, Ananda Catharina Azevedo. Saúde da População Negra: Política Nacional de Saúde, avaliações e reflexões sobre suas diretrizes. In: KOMINEK, Andrea Maila Voss; VANALI, Ana Crhistina (Orgs.) Roteiros temáticos da diáspora: caminhos para o enfrentamento ao racismo no Brasil [recurso eletrônico] / Andrea Maila Voss Kominek; Ana Crhistina Vanali (Orgs.) - Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2018, p. 243-264.
BRASIL. Orientações e Ações para Educação das Relações Étnico-Raciais. - Brasília: SECAD, 2006, p. 219.
BRASIL. Parecer do Conselho Nacional de Educação/Conselho Pleno/DF n. 3, de 2004 (Relatora Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva).
BRASIL. Resolução N. 1, de 17 de junho de 2004, do CNE/MEC, que “institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro- Brasileira e Africana”.
BRASIL. Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana, 2009.
BEUDOIN, Marie-Nathalie e TAYLOR, Maurreen. Bullying e Desrespeito: como acabar com essa cultura na escola. Porto Alegre: Artmed, 2006.
BENTO, Maria Aparecida Silva. Branqueamento e branquitude no Brasil. In: CARONE, Iray e BENTO, Maria Aparecida Silva (orgs). Psicologia social do racismo: estudos sobre branquitude e branqueamento no Brasil. RJ: Vozes, 2002, p. 25-58.
CAMPOS, Carmem Lucia. Meu avô africano. São Paulo: Guia dos Curiosos Comunicações, 2010.
CARNEIRO, Sueli. A Construção do Outro Como Não-Ser Como Fundamento do Ser. Tese de Doutorado em Educação, Universidade de São Paulo, 2005, p. 301.
CARREIRA, Denise e SOUZA, Ana Lúcia Silva. Indicadores da qualidade na educação: Relações raciais na escola / Ação Educativa, Unicef, SEPPIR, MEC – São Paulo: Ação Educativa, 2013, p. 45.
COELHO, André Luiz Querino. Racismo e Legislação no Brasil: perspectivas jurídicas. In: KOMINEK, Andrea Maila Voss; VANALI, Ana Crhistina (Orgs.) Roteiros temáticos da diáspora: caminhos para o enfrentamento ao racismo no Brasil [recurso eletrônico] / Andrea Maila Voss Kominek; Ana Crhistina Vanali (Orgs.) - Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2018, p. 467-499.
CUTI. Moreninho, neguinho pretinho. Coleção percepções da diferença negros e brancos na escola – Volume 3 – Brasília: Editora Nove&Dez Criação e Arte, 2007, p. 49.
GOMES, Nilma Lino. Educação, identidade negra e formação de professores/as: um olhar sobre o corpo negro e o cabelo crespo – Educação e Pesquisa, São Paulo, Volume 29, n. 1 jan/fev. 2003.
GOMES, Nilma Lino. Um olhar além da fronteira: educação e relações raciais. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, p. 97 – 110.
GASPAR, Eneida D. Falando Banto. Ilustrações Victor Tavares. – 2ª ed. – Rio de Janeiro: Pallas, 2008, p. 26 e 27.
JESUS, Maria Carolina de. Onde estaes felicidade? In: DINHA. FERNANDEZ, Raffaella (org.) - São Paulo: Me Parió Revolução, 2014.
KOMINEK, Andrea Maila Voss. VANALI, Ana Crhistina. Presença Africana no Brasil: Desafios contemporâneos. In: KOMINEK, Andrea Maila Voss; VANALI, Ana Crhistina (Orgs.) Roteiros temáticos da diáspora: caminhos para o enfrentamento ao racismo no Brasil [recurso eletrônico] / Andrea Maila Voss Kominek; Ana Crhistina Vanali (Orgs.) - Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2018, p. 77-92.
LWANGA-LUNYIIGO, Samwiri & VANSINA, Jan. “Os povos falantes de banto e a sua expansão” In: História Geral da África, Volume III: África do século VII ao X. Brasília: UNESCO, Secad/MEC, UFSCar, 2010, p 182.
LOPES, Nei. Dicionário escolar afro-brasileiro. São Paulo - Selo Negro Edições, 2006, p. 22.
LOPES, Nei. Enciclopédia brasileira da diáspora africana / Nei Lopes. - 4. ed. - São Paulo: Selo Negro, 2011.
LOPES, Nei. História e cultura africana e afro-brasileira / Nei Lopes. – Barsa Planeta, 2008, p. 31, 67 e 90.
MARQUES, Bruna. NOGUERA, Renato. Um olhar afro-centrado sobre os bantos: o perfil étnico dos aportados no Rio de Janeiro (1790-1800). In: BERINO, Aristóteles. (org.) Diversidade Étnico-Raciais e Educação Brasileira – Seropédica, UFRRJ: Evangraf, 2013, p. 147-169.
MACHADO, Adilbênia Freire. OLIVEIRA, Eduardo. Africanidades, Legislação e Ensino: Educação para relações étnico-raciais, lei 10.639, filosofia e ancestralidade. In: KOMINEK, Andrea Maila Voss; VANALI, Ana Crhistina (Orgs.) Roteiros temáticos da diáspora: caminhos para o enfrentamento ao racismo no Brasil [recurso eletrônico] / Andrea Maila Voss Kominek; Ana Crhistina Vanali (Orgs.) - Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2018, p. 49-76.
MUNANGA, Kabengele. As facetas de um racismo silenciado. In Schwarcz, L M. & QUEIROZ, R. Silva (orgs.) Raça e Diversidade. São Paulo: Estação Ciência: Edusp, 1996.
MUNANGA, Kabengele. Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade e etnia. In: BRANDÃO, André Augusto P. (Org.) Niterói: UFF. Cadernos 3, 2004, p. 15-35.
MUNDURUKU, Daniel. Foi vovó que disse. Porto Alegre: Edelbra, 2015.
NOGUERA, Renato. Ubuntu como modo de existir: Elementos gerais para uma ética afroperspectivista. Revista da ABPN. v. 3, n. 6. nov. 2011 – fev. 2012, p. 147-150.
OLIVEIRA, Kiusam de. O mundo no black power de Tayó. São Paulo: Peirópolis, 2013.
OLIVEIRA, Wudson Guilherme de Oliveira. FERNANDES. Lygia de Oliveira. Estéticas negras e a escola: reflexões a partir de conversas com estudante do ensino médio. In: JÚNIOR, Jonas Alves da Silva; SALES, Sandra Regina & SILVA. Tiago Dionísio da Silva (Orgs.). Direitos Humanos na Educação Básica: diálogos e interseccionalidades. Curitiba: CRV, 2019, p.127-139.
RIBEIRO, Ronilda Iyakemi. De Boca Perfumada a Ouvidos Dóceis e Limpos: Ancestralidades Africanas, Tradição Oral e Cultura Brasileira. Itineráios, Araraquara, Nº 13, 1998, p. 51-66.
RUI, Manoel. Eu e o outro. O invasor (ou em três poucas linhas uma maneira de pensar o texto). São Paulo: Centro Cultural, 1985. Conferência pronunciada no Encontro Perfil da Literatura Negra.
SANT’ANA, Antonio Olímpio. História e conceitos básicos sobre racismo e seus derivados. In: MUNANGA, Kabengele (org.). Superando o racismo no Brasil. Brasília: Ministério da Educação / Secretaria de Educação Fundamental, 2004, p. 39-67.
SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves. Aprender a conduzir a própria vida: dimensões do educar-se entre afrodescendentes e africanos. In: BARBOSA, Lúcia Maria de Assunção; SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves & SILVÉRIO, Valter Roberto (Orgs.). De preto a afrodescendente: trajetos de pesquisa sobre relações étnico-raciais no Brasil. Brasília, UNESCO/São Carlos, EdUFSCar, 2003, p.181-197.
SODRÉ, Muniz. Reinventando @ cultura: Comunicação e seus produtos. Petrópolis: Vozes, 2001.
WALSH, Catherine. Pedagogias Decoloniais: práticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)vivir. Tomo I Serie Pensamiento Decolonial. Equador: Editora Abya Yala, 2013.
DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.57251
Apontamentos
- Não há apontamentos.

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.
Indexação:
Google Acadêmico::
Visualizações:
Licença:
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.