APRESENTAÇÃO - TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO: INTEGRANDO EXPERIÊNCIAS E INVESTIGAÇÕES NO CONTEXTO AMAZÔNICO

Autores

  • Leonardo Zenha Cordeiro Professor Universidade federal do Pará
  • Juliane Correa
  • Doriedson Almeida

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2021.57233

Palavras-chave:

Tecnologia de informação e comunicação, Amazônia Brasileira, Tecnologia educativa

Resumo

Neste texto expomos o momento e o contexto a partir do qual elegemos a temática Tecnologia e Educação, considerando o desejo e a necessidade de dar maior visibilidade, neste formato de dossiê, aos trabalhos de ensino, pesquisa e extensão que abordam as maneiras de pensar, agir e aprender engajadas no contexto local e conectadas com as questões globais. Enfatizamos a necessidade, tendo em vista um processo de transformação, de se considerar o contexto, incluindo seus sujeitos e seus espaços de reprodução da vida, nos estudos e ações que envolvam tecnologias e educação. Em seguida, apresentamos um conjunto composto por treze artigos provenientes de investigações, relatos de experiências, entrevistas, resenhas de livro e dissertação que interpelam como as tecnologias de informação e comunicação influenciam as questões educacionais e sociais, assim como as formas de abordá-las num processo investigativo. Com isso, esperamos contribuir com essa realidade educacional, articulando experiências e investigações que possam promover debates, novos olhares e novas perspectivas sobre as tecnologias e a educação,  considerando, de fato, as especificidades do contexto Amazônico.

Biografia do Autor

Leonardo Zenha Cordeiro, Professor Universidade federal do Pará

Professor adjunto I-Pesquisas na area da cibercultura, cotidiano docentes e Juventudes

Referências

CORDEIRO, Leonardo Zenha e LOPES, Raquel . Uma experiência de educação híbrida no interior da Amazônia: entre práticas, aprendizagens e contradições. Revista Prâksis, v. 2, p. 138, 2020.

COSTA, Renato Pinheiro da; CASSIMIRO, Élida Estevão; SILVA, Rozinaldo Ribeiro da. TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 1, jan-abr, 2021, p. 97-116. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2020.53068

CORRÊA, Juliane. CAMINHOS PARA OUTRA INVESTIGAÇÃO EDUCATIVA E SOCIAL NO CONTEXTO AMAZÔNICO: APROXIMAÇÕES POSSÍVEIS E NECESSÁRIAS. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 1, jan-abr, 2021, p. 251-260.

COSTA, Soraya Nurieh Auzier. TECNOLOGIA UBER NA CIDADE DE MANAUS: MOBILIDADE URBANA, REDES E CIBERCIDADES. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 1, jan-abr, 2021, p. 261-271. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.55959DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.56949

ESQUIROL, Josep Maria. La resistencia íntima - Ensayo de una filosofía de la proximidad. Barcelona: Acantilado, 2018.

FIGUEIREDO, Guilherme Gitahy de; SANTOS, Joelma Viana dos. “VIZINHAR” E DESCOLONIZAR A COMUNICAÇÃO NA(S) AMAZÔNIA(S): ENTREVISTA DE JOELMA VIANA DOS SANTOS COM GUILHERME GITAHY DE FIGUEIREDO. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 1, jan-abr, 2021, p. 238-250. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.56530

GIL, Juana Sancho. SABERES EN ACCIÓN PARA REPENSAR NUESTRA SOCIEDAD. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 1, jan-abr, 2021, p. 138-154. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.56473

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Rio de Janeiro: IBGE; censo 2016. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD.

LIMA Cinthya Maduro de; HORA, Dinair Leal da. CONCEPÇÕES DE INFORMÁTICA EDUCATIVA NA PERSPECTIVA DE EDUCADORES DA RME ANANINDEUA/PA. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 1, jan-abr, 2021, p. 26-57. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.54127

LOPES, Raquel e CORDEIRO, Leonardo Zenha. Territórios do saber x Territórios do viver formação docente em hetero-espaços no interior da Amazônia. Revista Pesquisa e Debate em Educação, v. 25, p. 299, 2020.

MARCHESI, Reinaldo de Souza; ALELUIA, José Roberto Sanabria de; BARBOSA, Ana Laide Soares; ARRUDA, Renato Fonseca. EDUCAÇÃO, CINEMA E LUTA POR DIREITOS: NARRATIVAS DA RESISTÊNCIA NA TERRA DO MEIO. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 1, jan-abr, 2021, p. 167-209. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.55200

MONTEIRO, Gilson Vieira. OS DILEMAS DO ENSINO DE COMUNICAÇÃO NA AMAZÔNIA. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 1, jan-abr, 2021, p. 210-226. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2020.55401

PESCE, Lucila; PEREIRA, Ana Pâmela Guimarães; ALMEIDA, Doriedon Alves de. RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: FORMAÇÃO E PRÁXIS EM ESCOLAS RIBEIRINHAS. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 1, jan-abr, 2021, p. 58-79. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.54919

PEIXOTO, Reginaldo; OLIVEIRA, Eloisa Elena de Moura Santos. AS MÍDIAS DIGITAIS NO CONTEXTO DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: INFLUÊNCIAS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 1, jan-abr, 2021, p. 80-96. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.53905

SANDEL, Michael. A tirania do mérito: o que aconteceu com o bem comum. R.J: Civilização Brasileira, 2020.

SILVA, Aucirlene Santos da; CORDEIRO, Leonardo Zenha. NAS ALDEIAS E NAS RESERVAS EXTRATIVISTAS: IMAGENS E EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS AMAZÔNIDAS. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 1, jan-abr, 2021, p. 227-237. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.56951

SILVA, Maria Jeane Souza de Jesus; DIAS, Geisa; ANECLETO, Araújo Úrsula Cunha. GÊNERO MEME E FORMAÇÃO DO HIPERLEITOR POR MEIO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERATIVA. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 1, jan-abr, 2021, p. 117-137. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2020.53029

WANZELER, Eglê Betânia; MENEZES, Maria Quitéria Afonso. A PRODUÇÃO DE AUDIOVISUAIS COMO NARRATIVA DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO E DE EMANCIPAÇÃO SOCIAL: A EXPERIÊNCIA DA TV LEPETE. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 1, jan-abr, 2021, p. 155-166. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2020.52882

Downloads

Publicado

2021-01-25

Como Citar

CORDEIRO, Leonardo Zenha; CORREA, Juliane; ALMEIDA, Doriedson. APRESENTAÇÃO - TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO: INTEGRANDO EXPERIÊNCIAS E INVESTIGAÇÕES NO CONTEXTO AMAZÔNICO. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 12–25, 2021. DOI: 10.12957/redoc.2021.57233. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/57233. Acesso em: 18 abr. 2024.