Maíra Azevedo: uma influenciadora digital na rede ciberaxé
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2021.57122Palavras-chave:
Rede Ciberaxé, Tia Má, Virtualidade, Candomblé, Ciberespaço, SubjetividadeResumo
O artigo apresenta parte de uma pesquisa sobre a rede ciberaxé, que representa a rede de conteúdos sobre universo religioso afro-diaspórico, que circula no ciberespaço, através de diferentes plataformas digitais. O texto estuda uma representante dessa rede, Maira Azevedo, a Tia Má, influenciadora digital com notoriedade em várias plataformas virtuais, discutindo temas relacionados ao candomblé, mulher negra, dentre outros. Para realizar este estudo foi utilizado publicações suas postadas no facebook e uma entrevista semi-estruturada feita com ela. Para suporte nas análises os conceitos de virtualidade e subjetividade são acionados em diálogo com a compreensão teórica de Exu sob duas perspectivas: uma enquanto símbolo que representa a comunicação via ciberespaço, como sendo “boca que tudo come”; a outra como fragmentos de pensamento de um coletivo e tradutor de uma compreensão de mundo fora dos cânones ocidentais.
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