CIBERCULTURA E EDUCAÇÃO: EXPERIÊNCIAS DE PESQUISA, DOCÊNCIA E FORMAÇÃO

Edmea Santos, Felipe Carvalho

Resumo


Edição v. 4, n. 3 (2020) - ENSINO DE LÍNGUAS NA CULTURA DIGITAL

Texto completo:

PDF

Referências


BASTOS, Viviane da Costa. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES DA OFICINA PEDAGÓGICA PARA A APRENDIZAGEM DO SOFTWARE SCRATCH. Revista Docência e Cibercultura, v. 4, n. 3, set-dez, 2020, p. 291-307. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2020.53174

CAMPOS, Carolina Fernanda Cunha; FERREIRA; Mariana Lettieri. PEDAGOGIA DOS MULTILETRAMENTOS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA: DIÁLOGOS EM EXPERIÊNCIA EM ESTÁGIO. Revista Docência e Cibercultura, v. 4, n. 3, set-dez, 2020, p. 266-290. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2020.52897

CARVALHO, Felipe; PIMENTEL, Mariano. Atividades autorais online: aprendendo com criatividade. SBC Horizontes, nov. 2020. ISSN 2175-9235. Disponível em: http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2020/11/atividadesautorais/. Acesso em: 27 de novembro de 2020.

CARVALHO, Monique. INGLÊS E NEGRITUDE: UMA ABORDAGEM DIFERENTE NO ENSINO DE LÍNGUAS. Revista Docência e Cibercultura, v. 4, n. 3, set-dez, 2020, p. 469-474. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2020.56754

CENSI, Luciana de Jesus; JESUS, Lessa Rosane Meire Vieira de. TECNOLOGIAS DIGITAIS MÓVEIS, PRATICANTES DE LÍNGUA INGLESA E UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O USO DE APPS. Revista Docência e Cibercultura, v. 4, n. 3, set-dez, 2020, p. 228-247. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2020.53427

CIEKANSKI, Maud; KALYANIWALA, Carmenne; MOLLE, Nicolas; PRIVAS-BRÉAUTÉ, Virginie. REAL AND PERCEIVED AFFORDANCES OF IMMERSIVE VIRTUAL ENVIRONMENTS IN A LANGUAGE TEACHER-TRAINING CONTEXT: EFFECTS ON THE DESIGN OF LEARNING TASKS. Revista Docência e Cibercultura, v. 4, n. 3, set-dez, 2020, p. 83-111. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2020.56752

CÓ, Elisa Prado; AMORIM, Gabriel Brito; FINARDI, Kyria Rebeca. ENSINO DE LÍNGUAS EM TEMPOS DE PANDEMIA: EXPERIÊNCIAS COM TECNOLOGIA EM AMBIENTES VIRTUAIS. Revista Docência e Cibercultura, v. 4, n. 3, set-dez, 2020, p. 112-140. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2020.53173

CORRÊA, Cláudio Ricardo. APRENDIZAGEM DE SEGUNDA LÍNGUA POR MEIO DA EDUCAÇÃO ONLINE ABERTA: O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS, GAMIFICAÇÃO E AUTODIDATISMO NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO LINGUÍSTICA. Revista Docência e Cibercultura, v. 4, n. 3, set-dez, 2020, p. 399-410. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2020.54614

CRUZ, Fabielle Rocha. ANÁLISE DO DISCURSO E SEGUNDA LÍNGUA: PORTAL 2 NO ENSINO DE VOCABULÁRIO. Revista Docência e Cibercultura, v. 4, n. 3, set-dez, 2020, p. 213-227. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2020.53087

DINIZ; Davidson De Oliveira. ANTENA ARGENTA: RELATO DE USOS DAS REDES SOCIAIS PARA DIFUSÃO DE LITERATURA ARGENTINA NO BRASIL. Revista Docência e Cibercultura, v. 4, n. 3, set-dez, 2020, p. 461-468. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2020.54294

FERNANDES, Terezinha; MACIEL, Cristiano; SANTOS, Edméa. Educação a distância: multiletramentos e linguagens multimodais. Cuiabá – MT: EdUFMT, 2020.

FERREIRA, Giselle Coutinho; TOMAN, Alexandre. EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO: O QUE MOSTRAM AS INICIATIVAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA?. Revista Docência e Cibercultura, v. 4, n. 3, set-dez, 2020, p. 367-386. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2020.54811

JOAQUIM, Bruno dos Santos. ENTRE PROPOSTAS E PROVOCAÇÕES: RESENHA DA OBRA “ESCRITOS SOBRE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS: ENTRE PROVOCAÇÕES, PERCEPÇÕES E VIVÊNCIAS”, ORGANIZADA POR DANIEL MILL, BRAIAN VELOSO, GLAUBER SANTIAGO E MARILDE SANTOS. Revista Docência e Cibercultura, v. 4, n. 3, set-dez, 2020, p. 453-460. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2020.51543

KITAGAWA, Layse Henriques da Costa; LEITE, Bruna Renova Varela; CORRÊA, Cláudio Ricardo. EMPODERAMENTO POR MEIO DE MULTILETRAMENTOS: UM ESTUDO DE CASO INTERATIVO EM AMBIENTE INFOPOBRE. Revista Docência e Cibercultura, v. 4, n. 3, set-dez, 2020, p. 248-265. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2020.53337

LEÃO-JUNQUEIRA, Luciana Braga Carneiro. AQUISIÇÃO DE INGLÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL ATRAVÉS DA MESCLAGEM CONCEPTUAL EM VIDEOGAMES DE RPG. Revista Docência e Cibercultura, v. 4, n. 3, set-dez, 2020, p. 387-398. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2020.54153

LÉVY, Pierre. A mutação inacabada da esfera pública. In: LEMOS, André; LÉVY, Pierre (Org). O futuro da internet: em direção a uma democracia planetária. São Paulo: Paulus, 2010.

PIMENTEL, Mariano; CARVALHO, Felipe da Silva Ponte. Aprendizagem online é em rede, colaborativa: para o aluno não ficar estudando sozinho a distância. SBC Horizontes, jun. 2020. ISSN 2175-9235. Disponível em: http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2020/06/aprendizagem-em-rede/. Acesso em: 27 de novembro de 2020a.

PIMENTEL, Mariano; CARVALHO, Felipe da Silva Ponte. Ambiências computacionais para dinamizar sua aula online: é hora de ocuparmos ciberespaços! (Parte 1). SBC Horizontes, set. 2020. ISSN 2175-9235. Disponível em: http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2020/09/ambienciascomputacionais/. Acesso em: 27 de novembro de 2020b.

PRETTO, Nelson De Luca; ASSIS, Alessandra. Cultura digital e educação: redes já. Além das redes de colaboração: internet, diversidade cultural e tecnologias do poder. Salvador: EDUFBA, p. 75-83, 2008.

QUESADA, Allen; DÍAZ-DUCCA, Jenaro A. CYBERL@B AS AN OER FOR LEARNING ENGLISH THROUGH PRACTICE AND COLLABORATION. Revista Docência e Cibercultura, v. 4, n. 3, set-dez, 2020, p. 31-57. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2020.51666

RABELLO, Cíntia Regina Lacerda. INTERCÂMBIO VIRTUAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA DE ESTUDANTES DE LETRAS. Revista Docência e Cibercultura, v. 4, n. 3, set-dez, 2020, p. 58-82. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2020.53886

RODRÍGUEZ-PEÑARROJA, Manuel. PRAGMATICS: WHY USE AUDIOVISUAL INPUT IN SECOND AND FOREIGN LANGUAGE LEARNING CONTEXTS? Revista Docência e Cibercultura, v. 4, n. 3, set-dez, 2020, p. 161-178. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2020.53890

RUIS, Larissa Salarolli; SANT' ANNA, Solimara Ravani de; ALMEIDA, Esther Ortlieb Faria de. DESIGNER EDUCACIONAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS EM UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES. Revista Docência e Cibercultura, v. 4, n. 3, set-dez, 2020, p. 434-452. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2020.51634

SANTOS, Edméa. EAD, palavra proibida. Educação online, pouca gente sabe o que é. Ensino remoto, o que temos. Notícias, Revista Docência e Cibercultura, agosto de 2020, online. ISSN: 2594-9004. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/announcement/view/1119. Acesso em 11 de dezembro de 2020,

SANTOS, Edméa. Pesquisa-formação na Cibercultura. Teresina: EDUFPI, 2019.

SANTOS, Joelma Viana dos. EDUCOMUNICAÇÃO: PRÁTICAS E DESAFIOS DO USO DO RÁDIO NAS ESCOLAS ROTARY E MADRE IMACULADA, EM SANTARÉM. Revista Docência e Cibercultura, v. 4, n. 3, set-dez, 2020, p. 411-418. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2020.55632

SANTOS, Rosemary; RIBEIRO, Mayra Ribeiro Fernandes, CARVALHO, Felipe da Silva Ponte de. Educação Online: aprenderensinar em rede. Em: SANTOS, Edméa O.; PIMENTEL, Mariano; SAMPAIO, Fábio F. (Org.). Informática na Educação: cultura, sociedade, histórias e políticas. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019. (Série Informática na Educação, v.1) Disponível em: https://ieducacao.ceie-br.org///educacaoonline/. Acesso em: 24 dez 2020.

SILVA, Daíne Cavalcanti da; BRITO, Glaucia da Silva. TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NO ENADE DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS: ANÁLISE DE 2005 A 2017. Revista Docência e Cibercultura, v. 4, n. 3, set-dez, 2020, p. 308-340. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2020.53858

SILVA, Herbert Gomes. CURRICULOS ESTADUAIS DO NORDESTE E SUAS PERSPECTIVAS SOBRE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS. Revista Docência e Cibercultura, v. 4, n. 3, set-dez, 2020, p. 341-366. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2020.53165

SILVA Judilma Oliveira. AÇÕES FORMATIVAS (INSTITUCIONAIS) PARA A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS FEDERAIS BRASILEIRAS. Revista Docência e Cibercultura, v. 4, n. 3, set-dez, 2020, p. 419-433. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2020.54230

SOUSA, Carlos Henrique Andrade de; OLIVEIRA, Francisco Thiago Chaves de; MARTINS, Elcimar Simão. ENSINO DE LÍNGUA INGLESA E CULTURA DIGITAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: O DESAFIO DE SUPERAR O CURTO ESPAÇO DE TEMPO ENTRE O DITO E O VIVIDO. Revista Docência e Cibercultura, v. 4, n. 3, set-dez, 2020, p. 141-160. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2020.53901

VOGELMANN, Talisson Subtil; FERRAZ, Marcos Guilherme de Souza; BRAWERMAN-ALBINI, Andressa. PRESS START PARA APRENDER: VIDEOGAMES E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA. Revista Docência e Cibercultura, v. 4, n. 3, set-dez, 2020, p. 179-212. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2020.52630




DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2020.56810

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Indexação:

           


 

Google Acadêmico::

 

(Citações /Métricas)

 

Visualizações:

 


Licença:

  Esta obra está licenciada com uma Licença  Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.