A regularidade e desafio da aplicação da lei 10.639/03: o ressoar do tambor no trato pedagógico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2021.56608

Palavras-chave:

Religiões de Matrizes Africanas, Antirracismo, Educação

Resumo

O presente trabalho propõe abordar e dialogar uma série de questionamentos históricos acerca da regularidade e os inúmeros desafios de tratar pedagogicamente a História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil. Percebemos o grande entrave no ambiente escolar quando o dialogo perpassa pelas religiões de matrizes africanas. E esse texto, apresenta o elemento Tambor como o grande mediador do embalo das nossas raízes ancestrais tão presentes em nossas vidas, nos chamando para aprender com plenitude e consciência. Respeitar profundamente o diferente e compreendê-lo, as verdades da fé das diversas tradições religiosas, ou forma de ateísmo, com a máxima da ética e sem que haja sectarismo, possibilitando orientar o aluno a conhecer e refletir sobre si e sobre os outros, com a possibilidade de aprender a história e cultura africana e afro-brasileira, referidas na lei 10.639/03,  como uma ferramenta de uma docência antirracista.

Biografia do Autor

Waldinéia Teles Pereira, Grupo de Pesquisa Kèkerè - PROPED - UERJ

Waldinéia Teles Pereira - Filha de Ọmọlu e Iansã; Mãe; Esposa; Professora; Pedagoga(UFF); Especialista em Raça, Etnias e Educação (PENESB-UFF); Mestra em Educação (UFF) e Membra do Grupo de Pesquisa Kékeré (UERJ- PROPED).

 

Renato Alves de Carvalho Júnior, Grupo de Pesquisa Kèkerè- PROPED - UERJ

Renato Alves de Carvalho Júnior - Ẹ̀gbọ́n de Ṣàngó; Pai; Professor; Historiador (UFF); Mestre em Educação pelo PROPED/UERJ e Membro do Grupo de Pesquisa Kékeré (UERJ-PROPED).

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Publicado

2021-07-12

Como Citar

PEREIRA, Waldinéia Teles; DE CARVALHO JÚNIOR, Renato Alves. A regularidade e desafio da aplicação da lei 10.639/03: o ressoar do tambor no trato pedagógico. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 169–181, 2021. DOI: 10.12957/redoc.2021.56608. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/56608. Acesso em: 29 mar. 2024.

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Artigo Seção Temática