O 20 do XXI: práticas de ensino desafiadoras em um tempo de tormentas

Autores

  • Rodrigo dos Reis Nunes Universidade do Estado da Bahia - UNEb
  • Josiane Bispo Cruz Lima Secretaria de Educação do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2021.56216

Palavras-chave:

Educação, Formação docente, Ensino remoto, Tecnologias Digitais da Informação e da comunicação

Resumo

Este trabalho buscou discutir acerca das práticas de ensino desafiadoras frente às instabilidades do século XXI e, de forma mais específica, no ano 2020, por conta da pandemia do novo coronavírus. Esta pesquisa qualitativa de caráter exploratório utilizou como instrumento de levantamento de dados, além da bibliografia consultada, um questionário semiestruturado que versou sobre questões direcionadas a docentes da rede pública e privada de ensino sobre a realidade de trabalho frente à pandemia e como eles têm lidado com as tecnologias digitais da informação e da comunicação (TDIC). Como resultado, pudemos constatar a presença de tensões relatadas pelos docentes que foram abruptamente postos à prática do ensino remoto, a necessidade de domínio de tecnologias específicas, além de constatarmos a importância da oferta de formação adequada para preparar melhor esses profissionais.

Biografia do Autor

Rodrigo dos Reis Nunes, Universidade do Estado da Bahia - UNEb

Departamento de Ciências Humanas - DCH IV - Jacobina - Bahia

Letras Língua Inglesa e Literaturas

Josiane Bispo Cruz Lima, Secretaria de Educação do Estado da Bahia

Colégio Estadual - Tapiramutá - Bahia

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Publicado

2021-12-17

Como Citar

NUNES, Rodrigo dos Reis; LIMA, Josiane Bispo Cruz. O 20 do XXI: práticas de ensino desafiadoras em um tempo de tormentas. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 5, n. 4, p. 173–190, 2021. DOI: 10.12957/redoc.2021.56216. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/56216. Acesso em: 25 abr. 2024.

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