PEDAGOGIAS MEMÉTICAS EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

  • Kaio Eduardo de Jesus Oliveira Faculdades Integradas de Sergipe- FISE

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2021.55838

Resumo

Os memes na cultura digital materializam a função pedagógica da comicidade e do humor em nosso tempo. Isso ajuda a explicar como a propagação dos mais variados tipos de memes replicados a partir de temáticas inerentes ao cenário pandêmico provocado pela viralização do Novo Corona vírus em 2020 produziram sentidos e subjetividades. Os memes incorporam a construção discursiva deste cenário, conectando-nos em nossos isolamentos, reforçando questões indenitárias, produzindo pedagogias e situações de aprendizagem. Não, obstante enquanto dispositivos comunicacionais da cultura digital, a capacidade pedagógica dos memes, mesmo que limitada, em sua profundidade, mostra-se inquestionável em termos de eficácia. Sendo assim, por meio de uma pesquisa qualitativa este artigo como objetivo geral analisar a atuação dos memes na comunicação e na formação da opinião publica na internet durante a pandemia de Covid-19. 

Biografia do Autor

Kaio Eduardo de Jesus Oliveira, Faculdades Integradas de Sergipe- FISE

Professor das Faculdades Integradas de Sergipe (FISE). Doutor em Educação (PPED/Unit). Mestre em Educação (PPED/Unit). Especialista em Tecnologias educacionais (Unit). Pesquisador do Grupo de Pesquisas em tecnologias da informação e Cibercultura (Getic).

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Problemas da Poética de Dostoievski. Tradução Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 2013.

BERGSON, H. O riso: ensaio sobre a significação do cômico. Tradução: Nathanael C. Caixeiro. Ed. Zahar: Rio de Janeiro, 1983.

BLACKMORE, S. The meme machine. Oxford: Oxford University Press, 2000.

CHAGAS, V. A cultura dos memes: aspectos sociológicos e dimensões politicas de um fenômeno do mundo digital. (Org). Salvador: Edufba, 2020.

CONSUMOTECA. In meme we trust. Disponível em: . Acesso em: 8 out. 2019.

DAWKINS, R. O gene egoísta. Belo Horizonte: Ed. Itatiaia, 2001.

OLIVEIRA, K. E. J. A ciência dos memes e os memes da ciência: educação e divulgação científica na Cultura digital (Tese de Doutorado em Educação). Universidade Tiradentes: Aracaju, 2020.

SHIFMAN, L. Memes in digital culture. Massachusetts, MA: MIT Press, 2014.

Downloads

Publicado

2021-01-25

Como Citar

DE JESUS OLIVEIRA, Kaio Eduardo. PEDAGOGIAS MEMÉTICAS EM TEMPOS DE PANDEMIA. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 294–308, 2021. DOI: 10.12957/redoc.2021.55838. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/55838. Acesso em: 25 abr. 2024.