EDUCOMUNICAÇÃO: PRÁTICAS E DESAFIOS DO USO DO RÁDIO NAS ESCOLAS ROTARY E MADRE IMACULADA, EM SANTARÉM

Autores

  • Joelma Viana dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2020.55632

Palavras-chave:

Rádio-escolar. Educomunicação. Santarém. Escolas públicas. Inclusão Sociodigital.

Resumo

 

O uso do rádio como recurso pedagógico nas escolas Rotary e Madre Imaculada, no município de Santarém, oeste do Pará, foi o objeto de estudo desta pesquisa com o objetivo de compreender se esta mídia de comunicação ainda apresenta potencialidades pedagógicas para a aprendizagem de crianças e adolescentes, e se de fato favorece o protagonismo dos estudantes envolvidos no processo. Nesta perspectiva realizou-se um estudo de caso do projeto Sintonia da Educação na Escola Rotary, e uma pesquisa participantes na Rádio Fala, Galera! da Escola Madre Imaculada. Utilizou-se como método de investigação pesquisa bibliográfica e documental, bem como entrevistas com os atores envolvidos e observação. Verificou-se que a Secretaria de Educação do município não tem um registro das rádios escolares de Santarém. Observou-se ainda, que o objeto de investigação abre inúmeras possibilidades na escola, mesmo apresentando deficiências que só podem ser corrigidas se os governos assumirem os projetos como políticas de Estado, oferecendo recursos financeiros e capacitação para que os professores possam desempenhar suas atividades em sala de aula.

Biografia do Autor

Joelma Viana dos Santos

Joelma Viana dos Santos, mestre em educação pela Ufopa, epecialista em ensino de Língua Portuguesa e Literatura, graduada em Letras pela UFPA. Trabalha na área de educomunicação, com foco no uso do rádio como recurso pedágogico nas escolas.

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Publicado

2020-12-24

Como Citar

DOS SANTOS, Joelma Viana. EDUCOMUNICAÇÃO: PRÁTICAS E DESAFIOS DO USO DO RÁDIO NAS ESCOLAS ROTARY E MADRE IMACULADA, EM SANTARÉM. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 411–418, 2020. DOI: 10.12957/redoc.2020.55632. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/55632. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Resumos de Teses e Dissertações