EDUCAÇÃO, CINEMA E LUTA POR DIREITOS: NARRATIVAS DA RESISTÊNCIA NA TERRA DO MEIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2021.55200

Palavras-chave:

Educação extrativista. Cineclube. Cartografia. Audiovisual. Amazônia.

Resumo

Este trabalho traz o relato da experiência sobre a oficina de "Comunicação Extrativista na Terra do Meio: das narrativas documentais com o uso de celulares" através da disciplina "Tecnologias, Informática e Educação" com cursistas do projeto de "Formação de Professores Extrativistas da Terra do Meio”, ministrada na localidade do Manelito, Reserva Extrativista do Rio Iriri, situada no mosaico das áreas protegidas da Terra do Meio, cerca de 400 km de Altamira (PA), entre novembro e dezembro de 2018. Para além do relato circunstanciado e reflexivo, esta experiência de educação diferenciada e articulada à produção audiovisual também visa apresentar uma incursão crítica sobre o processo criativo das atividades que definiram “educação”, “saúde”, “cultura” e “extrativismo” como "temas geradores" de uma série de seis documentários produzidos pelos educandos da Resex do Riozinho do Anfrísio e exibidos na "Mostra de Cinema Extrativista da Terra do Meio". A produção audiovisual foi dinamizada com o uso de celulares de maneira articulada com os saberes, fazeres e as referências culturais dos sujeitos desse território, fortalecendo a luta por direitos dos povos e das populações tradicionais da Amazônia, especialmente na construção de suas próprias narrativas e experiências como alternativas contra-hegemônicas e de resistência.

Biografia do Autor

Reinaldo de Souza Marchesi, Universidade Federal do Pará (UFPA).

Licenciado em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT/Campus Cáceres (2009). Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Estado de Mato Grosso - UFMT/Campus Cuiabá (2011). Professor do curso de licenciatura em Pedagogia do Acordo Brasil e Japão [com atividades desenvolvidas na UFMT - Brasil e na Universidade TOKAI - Japão (2010) nas cidades de Ota, Hamamatsu, Nagoya e Kani]; Docente no Curso de Formação de Formadores pelo Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Pública do Plano de Desenvolvimento da Educação (2013 a 2014); Professor formador na Cooperação Educacional entre Brasil e Timor-Leste pelo Programa de Qualificação de Docente e Ensino de Língua Portuguesa no Timor-Leste - PQLP/CAPES. Desde 2017 é professor da Universidade Federal do Pará - UFPA, onde desenvolve atividades educacionais com cartografias e produção audiovisual junto a estudantes indígenas, quilombolas e populações tradicionais das regiões Transamazônica, Xingu e Marajó. Coordenou o Projeto Magistério Extrativista da Terra do Meio, na Reserva Extrativista do Riozinho do Anfrísio (2017 a 2019). Doutorando pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), vinculado ao grupo de pesquisa História, Sociedade e Educação (HISTEDBR).

José Roberto Sanabria de Aleluia, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).

Possui graduação em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda pela FEMA/IMESA - Fundação Educacional do Município de Assis (2006), graduação em Filosofia pela FFC/UNESP - Marília - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Marília/SP (2013), especialização em Comunicação Popular e Comunitária pela UEL - Universidade Estadual de Londrina (2009) e mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Faculdade de Filosofia e Ciência - UNESP/Marília (2014). Atua nas áreas de Comunicação, Filosofia e Educação, com ênfase Epistemologia da Comunicação, Filosofia da Educação, Ensino de Filosofia articulando os seguintes temas: filosofia da comunicação, subjetividade e educação, filosofia contemporânea francesa e ensino de filosofia no Brasil. Desenvolveu Estágio de Docência pelo Programa Qualificação Docentes e Ensino de Língua Portuguesa da CAPES no Timor-Leste durante o período de maio 2014 até maio de 2015. Atualmente é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação na Faculdade de Filosofia e Ciência - UNESP/Marília. Professor concursado efetivo da Educação Básica II, na disciplina de Filosofia, da Rede Pública do Governo do Estado de São Paulo, 2017.

Ana Laide Soares Barbosa, Universidade de Brasília (UnB).

Licenciada e Bacharela em Etnodesenvolvimento pela Universidade Federal do Pará (UFPA), turma flexibilizada no Campus do Marajó-Soure. Educadora social pelo Movimento Xingu Vivo Para Sempre (MXV). Tem experiência na área de educação popular, movimentos sociais e defesa do meio ambiente. Atualmente é mestranda na Universidade de Brasília (UnB), pelo Programa de Pós-Graduação e Sustentabilidade junto a Povos e Territórios Tradicionais.

Renato Fonseca Arruda, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Possui licenciatura plena em História pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2009), mestrado em Preservação do Patrimônio Cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (2014) e doutorado em andamento no curso de Museologia e Patrimônio pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e Museu de Astronomia e Ciências Afins (2016), com concentração na área de Museologia, Patrimônio Integral e Desenvolvimento. Desde 2007, realiza atividades profissionais e acadêmicas em diversas áreas sociais, culturais e históricas através da participação em eventos e atividades de pesquisa científica, extensão e ensino, bem como em assessoramento técnico e análise de projetos ligadas as artes visuais e ao patrimônio cultural, com foco nos bens patrimonializados ou musealizados (ou em processo de). Representou a sociedade civil no Colegiado Setorial de Patrimônio Material do Conselho Nacional de Políticas Culturais, vinculado ao Ministério da Cultura (2013-2018), no qual participou e contribuiu nos processos de formulação e acompanhamento das políticas culturais no campo do patrimônio cultural nas suas dimensões materiais e imateriais, considerando as complexidades da sociedade contemporânea. Há cerca de 06 anos, trabalha com assessoria, elaboração de pareceres técnicos e consultoria ad hoc em projetos culturais, de pesquisa e de extensão para órgãos e instituições dos governos federal e estaduais e municipais, como: Ministério da Educação e fundos federal, distrital, estaduais e municipais de cultura.

Referências

ARROYO, Miguel Gonzalez. Políticas de formação de educadores (as) do campo. Cafajeste. CEDES, Campinas, v. 27, n. 72, pág. 157-176, agosto de 2007. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622007000200004&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 28 de julho de 2020. https://doi.org/10.1590/S0101-32622007000200004.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.

FEITOSA, Sônia Couto Souza. Método Paulo Freire: princípios e práticas de uma concepção Popular de Educação. 1999. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 42. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

LOPES, Raquel da Silva. et al. Relatório do projeto de pesquisa. Entre preservação e transformação: a influência da variável educação escolar nos modos de vida das comunidades tradicionais das reservas extrativistas da Terra do Meio, no Pará, apresentado à UFPA/PROPESP. Universidade Federal do Pará, 2013. (Mimeo).

OFICINA TV ESCOLA DE PRODUÇÃO DE VÍDEOS. Disponível em: http://flinksampa.com.br/2016/images/flink2016/dicas_producao.pdf. Acesso em 20 ago. 2018.

PARENTE, Francilene de Aguiar; LOPES, Raquel da Silva; MILÉO, Irlanda do Socorro de Oliveira. Pedagogia da Alternância na Formação de Professores Extrativistas: Uma Experiência na Terra do Meio, em Altamira/PA. Revista Humanidades e Inovação. v. 7 n. 12 (2020): Pedagogia da alternância: formações, saberes e experiências da educação do/no campo. ISSN: 2358-8322.

VILLAS-BÔAS, André; ANDRADE, Anna Maria; POSTIGO, Augusto (org.) Terra do Meio/Xingu: os saberes e as práticas dos beiradeiros do Rio Iriri e Riozinho do Anfrísio no Pará. São Paulo: Instituto Socioambiental - ISA, 2017.

UFPA/CAMPUS DE ALTAMIRA. Projeto de formação de professores extrativistas da Terra do Meio – Magistério. Altamira/PA, 2014. (mimeo)

Downloads

Publicado

2021-01-25

Como Citar

MARCHESI, Reinaldo de Souza; DE ALELUIA, José Roberto Sanabria; BARBOSA, Ana Laide Soares; ARRUDA, Renato Fonseca. EDUCAÇÃO, CINEMA E LUTA POR DIREITOS: NARRATIVAS DA RESISTÊNCIA NA TERRA DO MEIO. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 167–209, 2021. DOI: 10.12957/redoc.2021.55200. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/55200. Acesso em: 25 abr. 2024.