AÇÕES FORMATIVAS (INSTITUCIONAIS) PARA A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS FEDERAIS BRASILEIRAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2020.54230

Palavras-chave:

Docentes da Educação Superior. Formação Continuada. Cultura digital

Resumo

O artigo trata da síntese da tese, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), investigou: como as Instituições de Ensino Superior (IES), especificamente as Universidades Públicas Federais Brasileiras, estão desenvolvendo ações institucionais voltadas à formação dos docentes, e de que forma a cultura digital está integrada a esses processos formativos? O objetivo foi mapear, no Brasil e nas Universidades Públicas Federais, os programas institucionais voltados para a formação docente. A base teórica fundamenta-se em Masetto (2015), Zabalza (2004), Nóvoa (2016), Pimenta e Anastasiou (2010), entre outros. A opção metodológica encontrou na fenomenologia a inspiração epistemológica para a produção dos dados e a compreensão dos significados produzidos pelas IES. O campo foi: a) aplicação de questionário, em 2016; b) entrevistas em seis IES de uma amostra de dez selecionadas; c) entrevistas com três IES das dez que haviam participado de um projeto piloto, em 2014. Percebeu-se que os processos formativos para as docências no Ensino Superior estão em crescimento, ainda que pesem situações de extinção do setor encarregado para tal e/ou incorporação das atividades por outro setor. Ressalta-se uma devolutiva de 70% das IES pesquisadas e os resultados sinalizaram avanços nas ofertas formativas propostas pelas instituições,  ênfase na perspectiva instrumental quanto aos usos das TIC, com integração de recursos tecnológicos nos cursos, em detrimento de uma perspectiva culturalista. Existem boas possibilidades de incorporação da cultura digital, faz-se necessário estabelecer uma cultura institucional que reconheça e valorize a prática pedagógica dos docentes universitários.

 

Biografia do Autor

Judilma Oliveira Silva, UFSJ e FMS

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (1997) , mestre (2000) e doutora (2019) em Educação Brasileira Gestão e Práticas Pedagógicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Atualmente é pesquisadora da Universidade Federal de Juiz de Fora,professora substituta da Universidade Federal de São João Del Rei, professora titular da Faculdade Machado Sobrinho, avaliadora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e tutora a distância do Curso de Pedagogia, UAB da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: docências universitárias, formação docente universitária, cultura digital e avaliação.

 

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Publicado

2020-12-24

Como Citar

SILVA, Judilma Oliveira. AÇÕES FORMATIVAS (INSTITUCIONAIS) PARA A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS FEDERAIS BRASILEIRAS. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 419–433, 2020. DOI: 10.12957/redoc.2020.54230. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/54230. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Resumos de Teses e Dissertações

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