AQUISIÇÃO DE INGLÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL ATRAVÉS DA MESCLAGEM CONCEPTUAL EM VIDEOGAMES DE RPG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2020.54153

Palavras-chave:

Mesclagem conceptual, Multimodalidade, Aquisição incidental de léxico, Inglês como língua adicional, Videogame de RPG

Resumo

O presente texto é um resumo da tese que objetivou analisar o conhecimento lexical em inglês como língua adicional desenvolvido através da formação e expansão de modelos cognitivos idealizados e frames na mente de jogadores durante a leitura extensiva propiciada por jogos de videogame de RPG. Como resultados, foram apresentadas propostas de representação dos modelos cognitivos idealizados e frames (FAUCONNIER, 1994) desenvolvidos pelos participantes durante o processamento cognitivo do vocabulário em inglês apresentado durante a fase jogada, bem como discussões sobre os processos que levaram aos seus desenvolvimentos, em especial as estratégias de aprendizagem (OXFORD, 1999; 2017; CARDOSO, 2016) empregadas pelos participantes, a mesclagem conceptual (FAUCONNIER, 1997) entre modelos cognitivos idealizados em língua materna e em inglês como língua adicional durante o jogo, e o grau de contribuição da multimodalidade (KREES; VAN LEEUWEN, 1996; HEMAIS, 2015) na mesclagem conceptual desses modelos cognitivos idealizados. A premissa da presente pesquisa era a de que a redundância de informações provida pela multimodalidade presente nos jogos de videogame de RPG permitiria a formulação de hipóteses de modelos cognitivos idealizados na língua adicional a partir de modelos já existentes em língua materna. Tal premissa foi corroborada pelos dados analisados, através dos quais foi possível concluir que as hipóteses elaboradas pelos aprendizes são levantadas através de estratégias de aprendizagem relacionadas ao uso da multimodalidade, testadas pelos mesmos através do processo de mesclagem conceptual e, consequentemente, comprovadas ou reformuladas, desencadeando o aprendizado de inglês como língua adicional.

Biografia do Autor

Luciana Braga Carneiro Leão-Junqueira, Fundação de Apoio à Escola Técnica

Professora de língua inglesa

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Publicado

2020-12-24

Como Citar

LEÃO-JUNQUEIRA, Luciana Braga Carneiro. AQUISIÇÃO DE INGLÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL ATRAVÉS DA MESCLAGEM CONCEPTUAL EM VIDEOGAMES DE RPG. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 387–398, 2020. DOI: 10.12957/redoc.2020.54153. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/54153. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Resumos de Teses e Dissertações