CONCEPÇÕES DE INFORMÁTICA EDUCATIVA NA PERSPECTIVA DE EDUCADORES DA RME ANANINDEUA/PA

Autores

  • Cinthya Maduro de Lima Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Dinair Leal da Hora Universidade Federal do Pará - UFPA

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2021.54127

Palavras-chave:

Informática Educativa (IE). Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Processo Ensino e Aprendizagem.

Resumo

Este artigo é parte de uma dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB/NEB), da Universidade Federal do Pará para a obtenção do título de Mestre. A pesquisa propôs analisar o trabalho pedagógico de professores de Informática Educativa (IE) no processo de aprendizagem mediado pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na Rede Municipal de Educação (RME) de Ananindeua-PA. O estudo foi dividido em quatro categorias: 1-‘Concepções de Informática Educativa’, 2-‘Formação de Professores para o trabalho pedagógico com a IE no processo de aprendizagem’, 3-‘O papel do professor de IE no contexto da sociedade atual’ e 4-‘O Trabalho Pedagógico do Professor de IE com a utilização das TIC na aprendizagem’. Este texto, no entanto, apresenta o resultado da pesquisa no que diz respeito ao estudo da primeira categoria, em que se buscou compreender o que educadores da RME Ananindeua entendem sobre a IE na aprendizagem de alunos da educação básica. Os resultados apontam que a IE apresenta múltiplas concepções, dentre as quais a de que é plural e interdisciplinar, confirmada pela análise dos dados da entrevista ao mostrar que os educadores também relacionam a IE a vários princípios e teorias pedagógicas, indicando que são as escolhas metodológicas dos educadores que a fazem atender a um ou a outro paradigma educacional e social. Contudo, acredita-se que a IE melhor contribui com a aprendizagem dos alunos quando é utilizada na perspectiva da concepção construcionista.

Biografia do Autor

Cinthya Maduro de Lima, Universidade Federal do Pará - UFPA

Pedagoga, Mestre em Educação Básica, Especialista em Tecnologias na Educação, Professora de Informática Educativa e Educação Especial,  Seduc - PA.

Dinair Leal da Hora, Universidade Federal do Pará - UFPA

Possui Graduação em Pedagogia Administração Escolar pela Universidade Federal do Pará (1978), Graduação em Letras pela Universidade Federal do Pará (1977), Mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996). É pós-doutorado em Administração Escolar e Economia da Educação pela USP e em Sociologia das Organizações Educacionais pela UMINHO. É Professora Adjunta da UFPA, lotada no Campus Universitário de Abaetetuba, atuando no Curso de Pedagogia e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica da Universidade Federal do Pará e do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia. É Coordenadora Geral do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia - Doutorado em Rede.

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Publicado

2021-01-25

Como Citar

LIMA, Cinthya Maduro de; HORA, Dinair Leal da. CONCEPÇÕES DE INFORMÁTICA EDUCATIVA NA PERSPECTIVA DE EDUCADORES DA RME ANANINDEUA/PA. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 26–57, 2021. DOI: 10.12957/redoc.2021.54127. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/54127. Acesso em: 18 abr. 2024.