INTERCÂMBIO VIRTUAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA DE ESTUDANTES DE LETRAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2020.53886

Palavras-chave:

Aprendizagem de línguas mediada por computador. Língua Inglesa. Comunicação mediada por computador. Aprendizagem de língua estrangeira.

Resumo

Reconhecendo o potencial da comunicação mediada por computador (CMC) e, mais especificamente, do intercâmbio virtual para a aprendizagem de línguas estrangeiras, este estudo de caso descritivo e de cunho etnográfico tem como objetivo investigar como a participação em um intercâmbio virtual (O’DOWD, 2018) pode contribuir para a aprendizagem da língua inglesa e o desenvolvimento da competência comunicativa de estudantes de Letras em uma universidade federal. A pesquisa tem como contexto o Projeto International Virtual Exchange (IVE), desenvolvido pelo Mororan Institute of Technology, no Japão, que utiliza a plataforma Moodle para as interações entre estudantes universitários de cursos de inglês como língua estrangeira em diferentes países na Ásia, Europa e América do Sul a partir do uso do inglês como língua franca (HAGLEY, 2017). O estudo buscou identificar o engajamento e participação dos estudantes brasileiros no intercâmbio virtual e a sua percepção em relação às contribuições do intercâmbio para a aprendizagem da língua inglesa e o desenvolvimento da competência comunicativa. A aquisição de vocabulário e o uso de tecnologias digitais foram identificadas como principais contribuições do projeto para a aprendizagem da língua inglesa.

Biografia do Autor

Cíntia Regina Lacerda Rabello, Universidade Federal Fluminense

Graduada em Letras (Português-Inglês) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (1996) e Mestre em Tecnologia Educacional nas Ciências da Saúde pelo Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde da UFRJ (2007). Doutora em Lingística Aplicada pelo Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora Adjunta de Língua Inglesa no Departamento de Letras Estrangeiras Modernas do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense (UFF) e pesquisadora do Núcleo de Pesquisas em Linguagem, Tecnologia e Educação (LingNet/UFRJ) e Núcleo de Estudos Críticos em Linguagem, Educação e Sociedade (NUCLES) com investigação nas áreas de formação de professores para uso de TDICs, Novos Letramentos, Educação a Distância, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Comunidades Virtuais e Sites de Redes Sociais.

Referências

ANDRÉ, Marli Elisa Dalmazo Afonso de. Etnografia da prática escolar. Campinas: Papirus, 1995.

HAGLEY, Eric Thomas. Making virtual exchange/telecollaboration mainstream – large scale exchanges. In: JAGER, S.; KUREK, M. & O’ROURKE, B. (Eds.) New directions in tellecollaborative research and practice: selected papers from the second conference on telecollaboration in higher education. Research-publishing net, 2016. p. 225-230. Disponível em: < https://www.researchgate.net/publication/310952590_Making_virtual_exchangetelecollaboration_mainstream_-_large_scale_exchanges> Acesso em: 19 ago. 2020.

HAGLEY Eric Thomas; HARASHIMA, Hideto. Raising the Intercultural Understanding and Skills of EFL Students through Virtual Exchange on Moodle. Proceedings of MoodleMoot Japan Annual Conference, volume 5, pp. 28-33, 2017. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10258/00009540> Acesso em: 19 ago. 2020.

HAGLEY, Eric; THOMSON, Haidee. Virtual Exchange: Providing International Communication Opportunities for Learners of English as a Foreign Language. Journal of Language and Culture of Hokkaido, n. 15, 2017. p. 1-10. Disponível em: < https://www.researchgate.net/publication/316599827_Virtual_Exchange_Providing_International_Communication_Opportunities_for_Learners_of_English_as_a_Foreign_Language> Acesso em: 19 ago. 2020.

LEFFA, Vilson José. A aprendizagem de línguas mediada por computador. In: LEFFA, V. J. (Org.). Pesquisa em lingüística Aplicada: temas e métodos. Pelotas: Educat, 2006; p. 11-36. Disponível em: <http://www.leffa.pro.br/textos/trabalhos/B_Leffa_CALL_HP.pdf> Acesso em: 19 ago. 2020.

MOTTERAM, Gary. (Ed.) Innovations in learning technologies for English language teaching. London: British Council, 2013. Disponível em: <https://www.teachingenglish.org.uk/sites/teacheng/files/C607%20Information%20and%20Communication_WEB%20ONLY_FINAL.pdf>Acesso em: 19 ago. 2020.

O’DOWD, R. From telecollaboration to virtual exchange: state-of-the-art and the role of UNICollaboration in moving forward. Journal of Virtual Exchange, 1, 2018. p. 1 – 23. Disponível em: < https://www.researchgate.net/publication/324729746_From_telecollaboration_to_virtual_exchange_state-of-the-art_and_the_role_of_UNICollaboration_in_moving_forward> Acesso em: 19 ago. 2020.

PAIVA, Vera Menezes de Oliveira. O uso da tecnologia no ensino de línguas estrangeiras: breve retrospectiva histórica. In: JESUS, D. M. de; MACIEL, R. F. (Orgs.) Olhares sobre tecnologias digitais: linguagens, ensino, formação e prática docente. Coleção: Novas Perspectivas em Linguística Aplicada. Vol. 44. Campinas: Pontes Editores, 2015, p.21-34.

ROUX, Peter W.; KATSUAKI, Suzuki; RYUCHI, Matsuba; GODA, Yoshiko. Developing Cultural Intelligence (CQ): Designs for Blended Learning. International Journal for Educational Media and Technology, v. 12, n. 1, 2018, pp.18-28. Disponível em: < https://www.researchgate.net/publication/328092354_Developing_Cultural_Intelligence_CQ_Designs_for_Blended_Learning> Acesso em: 19 ago. 2020.

SCHENKER, Theresa. The Effects of a Virtual Exchange on Students' Interest in Learning About Culture. Foreign Language Annals, v. 46, n. 3, 2013. p. 491- 507. Disponível em: < https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/flan.12041> Acesso em: 19 ago. 2020.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2 ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

WALKER, Aisha; WHITE, Goodith. Technology Enhanced Language Learning: Connecting theory and practice. Oxford: Oxford University Press, 2013.

WARSCHAUER, Mark. Computer-Mediated Collaborative Learning: Theory and practice. The Modern Language Journal, n. 81, v. iv, 1997; p. 470-481. Disponível em: < http://education.uci.edu/uploads/7/2/7/6/72769947/cmcl.pdf> Acesso em: 19 ago. 2020.

WARSCHAUER, Mark.; MESKILL, Carla. Technology and second language learning. In: Rosenthal, J. (Ed.). Handbook of undergraduate second language education. New Jersey: Lawrence Erlbaum, 2000; p. 303-318. Disponível em: <http://education.uci.edu/person/warschauer_m/tslt.html> Acesso em: 19 ago. 2020.

Downloads

Publicado

2020-12-24

Como Citar

RABELLO, Cíntia Regina Lacerda. INTERCÂMBIO VIRTUAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA DE ESTUDANTES DE LETRAS. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 58–82, 2020. DOI: 10.12957/redoc.2020.53886. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/53886. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo Seção Temática