EMPODERAMENTO POR MEIO DE MULTILETRAMENTOS: UM ESTUDO DE CASO INTERATIVO EM AMBIENTE INFOPOBRE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2020.53337

Palavras-chave:

Multiletramentos. TICs. Pedagogias. Feminismo.

Resumo

Compreendendo que a tecnologia está inserida em diversos contextos do nosso dia a dia, é muito difícil pensar em práticas do século XXI que não estejam integradas à rede, sobretudo nas grandes cidades. Nesse contexto, o objetivo do trabalho é apresentar atividades em sala de aula com foco em multiletramentos (COPE, KALAZANTZIS, 2000), dado pelo acesso a diversos gêneros textuais em suportes digitais, enfocando o tema do empoderamento feminino. A metodologia adotada foi da pesquisa-ação participante (BRANDÃO, STRECK, 2006), tendo como dispositivo gerador de dados a produção escrita dos estudantes, a fim de propiciar interatividade (SILVA, 2002). Os resultados obtidos demonstram que, ainda que em um ambiente infopobre, apoiados por uma pedagogia multiletrada e multissemiótica, os educandos conseguiram expressar um pensamento crítico acerca do feminismo, e puderam se apropriar de marcas tipográficas oriundas dos meios digitais. Conclui-se que no ensino de línguas adicionais há espaço para participação democrática e crítica dos alunos, que puderam construir conhecimento sobre feminismo, e também para ensino com tecnologias, ainda que as ferramentas sejam escassas.

Biografia do Autor

Layse Henriques da Costa Kitagawa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Graduada em Letras Inglês/ Literaturas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Especialista em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Inglesa, pela UERJ. É mestranda na área de Estudos de Língua na UERJ. Pesquisadora no CEALD - Colaboração, Estratégias de Aprendizagem e Letramento Digital: O Desafio da Equidade na Formação de Professores de Línguas. Professora de Língua Inglesa nas prefeituras do Rio de Janeiro e Duque de Caxias.

 

Bruna Renova Varela Leite, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Possui graduação em Letras Português/ Espanhol pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Fez Especialização em Língua Espanhola Instrumental para Leitura, na UERJ. Fez Mestrado na área de Linguística na mesma universidade. Atualmente, é doutoranda na área de Estudos de Língua  na UERJ.

Cláudio Ricardo Corrêa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Doutorando em Letras (Linguística) - Programa de Pós-Graduação em Letras - UERJ. Mestre em Letras (Linguística) - Programa de Pós-Graduação em Letras - UERJ (2016-2018). Atua como pesquisador investigando os seguintes temas: uso de tecnologias digitais para a aprendizagem de línguas adicionais, aprendizagem ubíqua, cibercultura, multiletramentos, gamificação, autonomia e autodidatismo no processo de aquisição linguística. Participa do grupo de pesquisa CNPq: EAL - Ensino e aprendizagem de línguas: abordagens, metodologias e tecnologias e do projeto de extensão CEALD - Colaboração, Estratégias de Aprendizagem e Letramento Digital: O Desafio da Equidade na Formação de Professores de Línguas. É graduado em Comunicação Social (Jornalismo) - Faculdades Integradas Hélio Alonso (1988) e licenciado em Língua Portuguesa - AVM - Instituto A Vez do Mestre/Cândido Mendes (2013)

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Publicado

2020-12-24

Como Citar

KITAGAWA, Layse Henriques da Costa; RENOVA VARELA LEITE, Bruna; CORRÊA, Cláudio Ricardo. EMPODERAMENTO POR MEIO DE MULTILETRAMENTOS: UM ESTUDO DE CASO INTERATIVO EM AMBIENTE INFOPOBRE. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 248–265, 2020. DOI: 10.12957/redoc.2020.53337. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/53337. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo Seção Temática