ANÁLISE DO DISCURSO E SEGUNDA LÍNGUA: PORTAL 2 NO ENSINO DE VOCABULÁRIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2020.53087

Palavras-chave:

Ensino de Segunda Língua, Análise do Discurso, Ethos, Vocabulário, Jogos Digitais, Portal 2.

Resumo

Nas aulas de segunda língua, é muito comum que o professor foque no vocabulário a ser aprendido e o aluno, muitas vezes, carece de contexto e de explicações sobre determinadas palavras ou expressões que têm um sentido muito único ou peculiar, que se conectam com a identidade do falante. Assim, utilizar meios que tragam a língua contextualizada, de modo que o aluno possa utilizar recursos da análise do discurso (AD), como o ethos, para melhor entender a escolha das palavras, é um atrativo. Através de uma revisão bibliográfica dos estudos de AD e de ethos, bem como uma pesquisa do tipo exploratória, o presente artigo propõe-se a analisar a possiblidade de utilizar os jogos digitais, mais especificamente o jogo Portal 2, para mostrar a importância das escolhas lexicais. Através de um quadro com frases do jogo escolhido, aponta-se a conexão entre entonação e identidade da personagem escolhida para adequar e contextualizar os recursos. Por fim, apresenta-se os resultados, observando-se a faixa etária e o conteúdo que faz parte do jogo, entendendo-se que o professor não perde seu papel para o jogo, mas torna-se mediador da aprendizagem.

Biografia do Autor

Fabielle Rocha Cruz, Universidade Federal do Paraná

Graduada em Letras Português e Inglês pela PUC-PR, onde foi bolsista do Programa de Iniciação Científica da instituição e pesquisou o uso de video-games na aquisição de segunda língua.  Em 2018, concluiu a pós-graduação em Educação Bilíngue, onde pesquisou sobre Letramento Digital e video-games em contextos interdisciplinares. No período de 2018 à 2019, foi bolsista do Departamento de Estado dos Estados Unidos e atuou como professora assistente de língua portuguesa na University of Notre Dame. Atualmente, é mestranda em educação da Universidade Federal do Paraná.

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Publicado

2020-12-24

Como Citar

ROCHA CRUZ, Fabielle. ANÁLISE DO DISCURSO E SEGUNDA LÍNGUA: PORTAL 2 NO ENSINO DE VOCABULÁRIO. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 213–227, 2020. DOI: 10.12957/redoc.2020.53087. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/53087. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo Seção Temática