PEDAGOGIA DOS MULTILETRAMENTOS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA: DIÁLOGOS EM EXPERIÊNCIA EM ESTÁGIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2020.52897

Palavras-chave:

Multiletramentos. Formação de professores. Ensino de língua inglesa. Escola pública.

Resumo

O presente artigo configura-se, em termos metodológicos, como um estudo qualitativo de caráter exploratório que integra uma experiência de estágio da pesquisadora e estagiária licencianda em língua inglesa, primeira autora deste artigo, realizada em uma escola municipal da cidade de São Paulo sob a supervisão da pesquisadora e professora-formadora, segunda autora deste artigo. A proposta de estágio envolveu-se nos pressupostos teóricos da pedagogia dos multiletramentos, conforme proposta pelo Grupo de Nova Londres em 1996, além de também terem sido encontrados pontos de convergência com a pedagogia da autonomia conforme proposta por Freire (2016). A vivência formativa aqui relatada, uma sequência de quatro aulas, possibilitou a criação de atividades relevantes para os alunos, pautadas na estrutura da sala de aula, com discussões sobre suas necessidades e análise de diferentes cenários. Além disso, a experiência possibilitou às autoras debates sobre a própria pedagogia dos multiletramentos, a pedagogia da autonomia, as demandas do ensino de inglês na escola e os efeitos do estágio na formação de professores.

Biografia do Autor

Carolina Fernanda Cunha Campos, FCM Santa Casa de São Paulo

Bacharel e licenciada em Letras - Inglês e Português (USP). Cursando especialização em "Neurociência aplicada à educação" (FCM Santa Casa de São Paulo). Professora de inglês em instituição de ensino e programa bilíngue em escola particular.

Mariana Lettieri Ferreira, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

Mestranda em Educação no PPGE da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), especialista em “Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola Pública” (PUC-SP), bacharel e licenciada em Letras - Inglês e Português (USP). Professora de Ensino Fundamental II e Médio - Inglês na Prefeitura do Município de São Paulo (SME-SP). Orcid: < https://orcid.org/0000-0002-9024-736X>. São Paulo, Brasil. lferreira.mariana@gmail.com

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Publicado

2020-12-24

Como Citar

CAMPOS, Carolina Fernanda Cunha; FERREIRA, Mariana Lettieri. PEDAGOGIA DOS MULTILETRAMENTOS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA: DIÁLOGOS EM EXPERIÊNCIA EM ESTÁGIO. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 266–290, 2020. DOI: 10.12957/redoc.2020.52897. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/52897. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo Seção Temática