HISTÓRIAS ALÉM DO ESCRITO: O CURRÍCULO PARA SURDOS E AS PRÁTICAS DIGITAIS NO COTIDIANO ESCOLAR

Autores

  • Jonata Souza de Lima Universidade Federal do Pará
  • Érico Silva Muniz Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2020.51388

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir experiências de educação de surdos com o uso de tecnologia digital de informação e comunicação (TDIC) e da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no que se refere ao ensino de História. Este debate é contextualizado pela análise de intentos dispostos em propostas curriculares e como eles abordam as necessidades dos sujeitos surdos. Através de pesquisa documental esta pesquisa utiliza-se de leis, resoluções técnicas e pesquisa de campo com uso de entrevista estruturada com sujeitos formados em licenciatura História e que no seu fazer pedagógico utilizam da TDIC para alcançar a visualidade. Os resultados apontam para a necessidade de reformulação curricular, evidenciando os limites da concepção pedagógica sobre a educação de surdos e o uso da visualidade através da TDIC.

Downloads

Publicado

2020-08-18

Como Citar

DE LIMA, Jonata Souza; MUNIZ, Érico Silva. HISTÓRIAS ALÉM DO ESCRITO: O CURRÍCULO PARA SURDOS E AS PRÁTICAS DIGITAIS NO COTIDIANO ESCOLAR. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 178–192, 2020. DOI: 10.12957/redoc.2020.51388. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/51388. Acesso em: 28 mar. 2024.