ENSINO SUPERIOR NO BRASIL – DESCAMINHOS PROPOSTOS PELO ‘FUTURE-SE’

Autores

  • Rubia Cristina Wegner Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2020.50100

Resumo

Este texto busca oferecer uma deccrição da segunda versão do Future-se comaparativamente a primeira versão.

Ainda que a tramitação desta proposta no Congresso não dê sinais de que será facilmente aprovada, ela não pode ser menosprezada. Não pode ser menosprezada, porque ela evidencia e expõe a concepção deste governo para o ensino público superior em nosso país e da educação de modo geral. A Emenda Constitucional n.55 que limita os gastos com educação e saúde por 20 anos e a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2020 aprovada com o corte de R$20 bilhões da educação[1].

Este texto pretende ser uma primeira descrição das versões do “Future-se”, não adentra no debate, já existente, a respeito do financiamento do ensino superior, privado e público, no Brasil. Pretende-se dar continuidade com uma discussão mais pormenorizada a respeito do financiamento do ensino superior no Brasil.


[1] Em: https://recontaai.com.br/2019/12/19/congresso-cortara-r-20-bilhoes-da-educacao-em-2020/

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Publicado

2020-04-30

Como Citar

WEGNER, Rubia Cristina. ENSINO SUPERIOR NO BRASIL – DESCAMINHOS PROPOSTOS PELO ‘FUTURE-SE’. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 281–297, 2020. DOI: 10.12957/redoc.2020.50100. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/50100. Acesso em: 28 mar. 2024.