PROCESSOS DE IMAGINAÇÃO/CRIAÇÃO MEDIADOS PELA LINGUAGEM DE COMPUTAÇÃO NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA

Autores

  • Mariana Corrêa Pitanga de Oliveira UFRRJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2020.49525

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Linguagem de computação, Processos psicológicos superiores, Imaginação e criação

Resumo

As marcas do humano conduziram esse trabalho sobre imaginação e criação. Assim, este estudo tem por objetivo analisar os processos de colaboração/interação mediados pela linguagem de computação para a aprendizagem e o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores de sujeitos da Educação Especial; sobretudo a relação entre imaginação e criação no processo de construção colaborativa de um jogo digital. Em termos teórico-metodológicos, seguimos os pressupostos da pesquisa com abordagem histórico-cultural. Essa investigação esteve articulada ao projeto de pesquisa interdisciplinar (Educação e Ciência da Computação) - Computação para Todos. Para fins desse trabalho, foram analisados os dados coletados de três (3) crianças público-alvo da Educação Especial (deficiência intelectual, autismo e altas habilidades/superdotação) durante as aulas de linguagem de programação com uso do Python, realizadas no Instituto Multidisciplinar (IM) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Na pesquisa de campo, empregou-se como procedimentos de coleta de dados: a observação participante com registros em diário de campo; aplicação de roteiro de observação sistematizado para acompanhamento das atividades e análise das filmagens. Nessa direção, questionou-se qual o papel da inclusão digital frente os desafios da Educação na contemporaneidade? Após a apresentação de dados que ressaltaram a elaboração do conhecimento com uso da linguagem de computação por meio da imaginação e da criação colaborativa, destacam-se os seguintes resultados: 1) o caráter criativo da linguagem de computação afetou significativamente a aprendizagem por meio da imaginação e; 2) as cooperações dialógicas entre as crianças afetaram suas vivências, entrelaçadas a marcas de aprendizagem e indícios de desenvolvimento.

Biografia do Autor

Mariana Corrêa Pitanga de Oliveira, UFRRJ

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc/UFRRJ). Pesquisadora do Observatório de Educação Especial e Inclusão Educacional (ObEE

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Publicado

2020-04-30

Como Citar

OLIVEIRA, Mariana Corrêa Pitanga de. PROCESSOS DE IMAGINAÇÃO/CRIAÇÃO MEDIADOS PELA LINGUAGEM DE COMPUTAÇÃO NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 121–141, 2020. DOI: 10.12957/redoc.2020.49525. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/49525. Acesso em: 23 abr. 2024.