A PEDAGOGIA VIRTUAL AFRO BRASILEIRA

Autores

  • Rafael Garcia Madalen Eiras Mestre PPGHCA /UNIGRANRIO

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2020.48048

Palavras-chave:

Virtualidade – Candomblé - Magia - pedagogia

Resumo

Este artigo faz uma breve reflexão de como a forma e estratégias da religiosidade afro brasileira de transmissão de conhecimentos, através de uma pedagogia iniciática e mágica, pode ser entendida e revalorizada no mundo virtual.  Tendo como ponto de partida a experiência do autor do artigo na produção de uma série de vídeos para a internet intitulados de “Religiosidade Afro-brasileira”, onde a temática da religiosidade existente no Candomblé é abordada. No entanto a análise dos vídeos só é o ponto de partida para a reflexão proposta, pois o que se pretende é entender como o mundo virtual possibilita uma nova visão que reutiliza antigas formas de se estar neste mundo, revalorizando um pensamento mágico que sempre existiu e resistiu na cultura afro brasileira. Por tanto a abordagem metodológica do trabalho se baseia na pesquisa e análise qualitativa de algumas páginas da web relacionadas ao tema, bem como um referencial teórico que fornece ao projeto ferramentas e subsídios para entendermos as dinâmicas do mundo virtual e da magia ritualística das religiões de matriz africana. Mas principalmente na experiência vivida pelo autor como iniciado e como produtor dos vídeos relacionados acima.

Biografia do Autor

Rafael Garcia Madalen Eiras, Mestre PPGHCA /UNIGRANRIO

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Publicado

2020-08-18

Como Citar

EIRAS, Rafael Garcia Madalen. A PEDAGOGIA VIRTUAL AFRO BRASILEIRA. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 193–214, 2020. DOI: 10.12957/redoc.2020.48048. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/48048. Acesso em: 23 abr. 2024.