A PEDAGOGIA VIRTUAL AFRO BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2020.48048Palavras-chave:
Virtualidade – Candomblé - Magia - pedagogiaResumo
Este artigo faz uma breve reflexão de como a forma e estratégias da religiosidade afro brasileira de transmissão de conhecimentos, através de uma pedagogia iniciática e mágica, pode ser entendida e revalorizada no mundo virtual. Tendo como ponto de partida a experiência do autor do artigo na produção de uma série de vídeos para a internet intitulados de “Religiosidade Afro-brasileira”, onde a temática da religiosidade existente no Candomblé é abordada. No entanto a análise dos vídeos só é o ponto de partida para a reflexão proposta, pois o que se pretende é entender como o mundo virtual possibilita uma nova visão que reutiliza antigas formas de se estar neste mundo, revalorizando um pensamento mágico que sempre existiu e resistiu na cultura afro brasileira. Por tanto a abordagem metodológica do trabalho se baseia na pesquisa e análise qualitativa de algumas páginas da web relacionadas ao tema, bem como um referencial teórico que fornece ao projeto ferramentas e subsídios para entendermos as dinâmicas do mundo virtual e da magia ritualística das religiões de matriz africana. Mas principalmente na experiência vivida pelo autor como iniciado e como produtor dos vídeos relacionados acima.
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