O PERFIL NECESSÁRIO AO PROFESSOR FRENTE À INFLUÊNCIA DA CIBERCULTURA NO CONTEXTO EDUCACIONAL

Autores

  • Rejuany Nora Klein da Silva Orientadora Pedagógica na Escola Municipal Jardim Ipitangas, Saquarema-RJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2020.47919

Palavras-chave:

cibercultura, educação, professor.

Resumo

Vivemos numa sociedade em rede na qual as informações são difundidas rapidamente por meio das relações entre pessoas e tecnologias digitais. Tais relações provocam potenciais mudanças em todas as esferas da sociedade, visto que com as tecnologias digitais surge uma nova formação cultural. Isto porque cada novo meio de comunicação traz consigo um ciclo cultural que lhe é próprio. Nesse contexto, se torna onipresente na atual sociedade a cibercultura, a qual é a cultura contemporânea estruturada pela utilização das tecnologias digitais em rede nas esferas do ciberespaço e do espaço urbano. Esta formação cultural traz novas demandas para a educação, pois faz emergir novas relações com o saber e exige uma nova postura dos profissionais da educação. Desse modo, consideramos nesse artigo um breve histórico da cibercultura, sua definição e a sua relação com a educação, a necessidade de um novo perfil do professor frente à influência da cibercultura no contexto educacional e como sua formação pode lhe auxiliar a ter este novo perfil.

Biografia do Autor

Rejuany Nora Klein da Silva, Orientadora Pedagógica na Escola Municipal Jardim Ipitangas, Saquarema-RJ

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pós graduada em Gestão Educacional pela Faculdades Integradas Maria Thereza.

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Publicado

2020-08-18

Como Citar

NORA KLEIN DA SILVA, Rejuany. O PERFIL NECESSÁRIO AO PROFESSOR FRENTE À INFLUÊNCIA DA CIBERCULTURA NO CONTEXTO EDUCACIONAL. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 103–118, 2020. DOI: 10.12957/redoc.2020.47919. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/47919. Acesso em: 25 abr. 2024.

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