A INTERNET E O LETRAMENTO: RELAÇÕES CONTEXTUAIS NA SOCIEDADE DA CIBERCULTURA - PÓS-MODERNIDADE FRAGMENTADA, DISCURSOS MÓVEIS E CAMBALEANTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2020.47836

Palavras-chave:

Internet. Letramento digital. NTIC. Cibercultura. Prática pedagógica.

Resumo

Em um contexto de expansão progressiva das formas de circulação do conhecimento, a Internet e as possibilidades de interação e letramento digital que ela propicia, configura um campo de manifestação de práticas situadas a serviço da novas formas de sociabilidades humanas, mediadas pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), dando o tom e a caracterização do contexto da cibercultura. Partindo disso, o presente estudo, objetiva refletir sobre as influências da Internet no processo de letramento do aluno, considerando-se o fenômeno da cibercultura e os impactos das TDIC na organização do currículo escolar e aprendizagem do aluno. Metodologicamente, parte de uma pesquisa bibliográfica e exploratória, de abordagem qualitativa, tendo nas leituras de Almeida (2016), Barton; Hamilton (1998), Bauman (2001; 2005; 2016), Castells (1999; 2003), Kenski (2001; 2012), Levy (1994), Lima (2019), Marcuschi (2010), Rojo; Barbosa (2015), Soares (2002), Street (1995; 2014), Xavier (2002; 2005), entre outros, um apoio para construir enlaces entre os principais pontos tratados. Resulta dessa leitura, uma compreensão de que a aproximação entre as possibilidades de interação facultadas pelo mundo da Internet e o letramento digital, constitui uma das características fundamentais do atual contexto, marcado pela fragmentação do saber e a necessidade de apropriação crítica e transformadora dos produtos lidos, de modo a construir uma sustentação sólida e eficaz frente aos discursos móveis e cambaleantes que configuram a cena sociocultural, em uma sociedade híbrida, pós-moderna e marcada pelas cargas de valor e sentido à construção do saber cultural do contexto da cibercultura.

Biografia do Autor

Francisco Renato Lima, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Graduado em Pedagogia pelo Centro Universitário Santo Agostinho (PROUNI - UNIFSA) e em Letras - Português/Inglês pelo Instituto de Ensino Superior Múltiplo (IESM). Especialista em Neuropsicopedagogia Clínica e Educação Especial (IESM); Docência para o Ensino Superior (IESM); Educação a Distância (UNOPAR); Docência no Ensino Superior (UNIFSA); Linguística Aplicada na Educação (UCAM) e Tecnologias Educacionais para Prática Docente no Ensino da Saúde na Escola (ENSP/FIOCRUZ). Mestre em Letras - Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Membro (sócio efetivo) da ABRALIN (Associação Brasileira de Linguística), do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste (GELNE) e da Associação de Leitura do Brasil (ALB). Pesquisador do Grupo de Pesquisa: 'Estudos hispânicos' (UESPI), na linha: 'Língua, texto e discurso'; membro do Grupo de Pesquisa: Linguagem, Escola e Sociedade (LES/UFPI), na linha: 'Oralidade e Letramento'; e do Grupo de Pesquisa: 'PROLETRAS: interletramentos práticas de leitura e escrita no cotidiano escolar' (UFPI), na linha: 'Leitura: teorias e prática'. Autor dos livros: 'Letramentos e retextualização em contextos de consulta médica: um estudo sobre a compreensão na relação médico-paciente' (Mercado de Letras/2019) e 'Fake news e campanhas de vacinação: a experiência com projetos de intervenção pedagógica na Educação Básica' (Pedro & João Editores/2019). Coautor do livro: 'Multilinguagens, tecnologias e letramentos em EAD: questões didáticas no Ensino Superior' (Pedro & João Editores/2018). Organizador, em parceria, dos livros: 'Ensino Superior: concepção, avaliação e planejamento' (FUESPI/2016); 'Escritos sobre linguagem, discurso e interação' (EDUFPI/2017); 'Linguagem em (con) texto: discurso e práticas cotidianas' (EDUFPI/2018); 'Letramento, gênero e discurso: entre a oralidade e a escrita' (EDUFPI/2018); 'Ensino de língua em contextos aplicados: perspectivas funcionais' (EDUFPI/2018); e organizador individual, do livro: 'Os professores e suas experiências de formação, pesquisa e ensino' (Pedro & João Editores/2019). Suas pesquisas recentes concentram-se em Educação e Linguagem, amparado pelos pressupostos teórico-metodológicos dos Novos Estudos do Letramento e da Linguística Textual, com ênfase em temas como: Alfabetização; Letramento: estudos em perspectiva de análise teórica e em práticas sociais localizadas; Gêneros discursivos; Retextualização; Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa; Avaliação Educacional; Formação Docente; Tecnologias educacionais; Multiletramentos e questões relativas à EaD. Atualmente é Professor Substituto, Classe Auxiliar, Nível - I, da UFPI, atuando nos cursos de Licenciatura em Letras - Português e Pedagogia. Professor de Leitura e Produção de Texto do Ensino Fundamental e Médio do Colégio São Francisco de Sales, Diocesano, da Rede Jesuíta de Educação. Coordenador de disciplinas do Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí (CEAD/UFPI), atuando no curso de Licenciatura em Computação.

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Publicado

2020-04-30

Como Citar

LIMA, Francisco Renato. A INTERNET E O LETRAMENTO: RELAÇÕES CONTEXTUAIS NA SOCIEDADE DA CIBERCULTURA - PÓS-MODERNIDADE FRAGMENTADA, DISCURSOS MÓVEIS E CAMBALEANTES. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 264–280, 2020. DOI: 10.12957/redoc.2020.47836. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/47836. Acesso em: 25 abr. 2024.