PROCESSOS FORMATIVOS DE UMA PESQUISADORA NEGRA NO CAMPO DA CIBERCULTURA E EDUCAÇÃO: IMPLICAÇÕES E TRAJETÓRIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2019.47246

Palavras-chave:

Cibercultura, educação, relações étnico-raciais, mulheres negras

Resumo

Esse texto pretende analisar a minha experiência formativa como uma pesquisadora negra que busca relacionar o campo da cibercultura e educação com as discussões sobre as relações étnico-raciais. Como relato de experiência, o escrito se situa na compreensão da biografização enquanto instrumento de (auto)formação, de pesquisa e de intervenção (SOUZA, 2008). O texto apresenta como o racismo estrutural, ao criar representações subalternizadas do que é ser negro, forja nas pessoas com essa identificação racial uma percepção negativa de si que tem sido reconstruída pelas mulheres negras por meio da apropriação de artefatos digitais no cenário contemporâneo. A narrativa revela como esses processos de ressignificação atravessaram minha história de vida e constituíram uma experiência formativa como pesquisadora negra no campo da cibercultura e educação.

Biografia do Autor

Tatiana Santos da Paz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em Educação e Contemporaneidade - PPGEduC - UNEB. Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia. Atua como Professora no Instituto Federal do Ceará e é Pesquisadora integrante do Grupo de Pesquisa Linguagens e Educação em Rede (LER). Como pesquisadora e formadora tem experiência nas áreas de Educação e Cibercultura, com ênfase nas discussões sobre ativismo em rede, autoria, tecnologias mòveis e relações étnico-raciais

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

PAZ, Tatiana Santos da. PROCESSOS FORMATIVOS DE UMA PESQUISADORA NEGRA NO CAMPO DA CIBERCULTURA E EDUCAÇÃO: IMPLICAÇÕES E TRAJETÓRIAS. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 150–165, 2019. DOI: 10.12957/redoc.2019.47246. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/47246. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo Seção Temática