MULHERES E CRIANÇAS AFRODESCENDENTES NAS ARTES VISUAIS BRASILEIRAS: IMAGENS-NARRATIVAS EDUCAM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2019.47236

Palavras-chave:

Imagem-narrativa. Mulheres e Crianças Afrodescendentes

Resumo

Abro este trabalho com ‘Nanaê, Nanã, Naiana’, interpretada por Clara Nunes (1974), procurando perceber imagens-narrativas presentes nessa canção que dialogam com imagens-narrativas encontradas em museus e sites e escavadas por meio da memória das minhas experiências sobre ser criança e mulher afrodescendentes. E, com as narrativas dessas experiências tentar fazer um apanhado reflexivo sobre a seguinte problemática de pesquisa: Imagens educam? Como educam? Que educações podemos tecer no curso da vida com imagens? Quais usos podemos fazer/sentir/teorizar com imagens enquanto práticas educativas nas fronteiras de nós mesmas, enquanto mulheres e crianças afrodescendentes?

Biografia do Autor

Francilene Brito da Silva, Universidade Federal do Piauí

Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2017). Mestra em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2011); Professora Assistente da Universidade Federal do Piauí do Departamento de Artes.

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

SILVA, Francilene Brito da. MULHERES E CRIANÇAS AFRODESCENDENTES NAS ARTES VISUAIS BRASILEIRAS: IMAGENS-NARRATIVAS EDUCAM. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 92–104, 2019. DOI: 10.12957/redoc.2019.47236. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/47236. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo Seção Temática