INTELECTUALIDADE NEGRA EM AÇÃO: ENTRE O NÃO LUGAR E O PROTAGONISMO NA PRODUÇÃO DE SABERES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2019.44995

Palavras-chave:

Professora negra, Saberes, Experiências.

Resumo

O conceito de forasteira de dentro de Collins (2016) discorre a respeito de a mulher negra ser vista como sujeita política, mas ao mesmo tempo como uma de fora, devido ao seu lócus ser permeado de opressões históricas, sociais e culturais. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo abordar sobre as reflexões emergidas por intermédio das experiências vivenciadas nos cursos de Licenciatura em Artes Cênicas: Teatro e Filosofia da UFAC/Campus Rio Branco, contribuindo para um repensar nos currículos dos cursos de formação de professores. A autonarrativa foi um dos procedimentos metodológicos utilizados, em que a descrição de uma maneira autobiográfica de alguns momentos referentes ao 1º semestre de 2019 no decorrer do exercício da docência, estenderam-se na elaboração do referido trabalho. As experiências descritas nos cursos de Licenciaturas supracitados corroboram para relevantes pautas a respeito do lugar das mulheres negras no ambiente acadêmico, espaço este que ao mesmo tempo que é permeado por uma cultura branca e eurocêntrica, contribui com o protagonismo na produção de saberes, no qual as escrevivências das intelectualidades negras presentes, surgirão como forma de resistência e abertura a dialogicidade com as diferentes formas de saberes que são experienciados a partir do vivido.

Biografia do Autor

Sulamita Rosa da Silva, Universidade Federal do Acre/Campus Rio Branco

Professora substituta do Centro de Educação, Letras e Artes da Universidade Federal do Acre/Campus Rio Branco. Atua na área de ensino e aprendizagem.

Referências

ALMEIDA, Lucilene Ferreira de. Zoneamento escolar em Rio Branco-AC: democratização do acesso e segregação socioespacial. / Lucilene Ferreira de Almeida. – Tese (Doutorado em Educação), Curitiba, 2015.

BERNARDINO-COSTA, Joaze; MALDONADO-TORRES, Nelson; GROSFOGUEL, Ramón (Orgs). Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico, Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.

BOURDIEU, P. La distinction: critique sociale du jugement. Paris: Minuit, 1979.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: arte / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.

______. Ministério da Educação e Cultura. Lei 11.645, de 10 de Marco de 2008. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm> Acesso em 20 de Agosto de 2019.

CHANG, Heewon. Autoethnography as method. Walnut Creek, CA: Left Coast Press, 2008.

CARREIRA, Denise. O lugar dos sujeitos brancos na luta antirracista. Ensaios. SUR 28. v 15. n 28. 2018.

COLLINS, Patricia Hill. Aprendendo com a outsider within: a significação sociológica do pensamento feminista negro. Sociedade e Estado. v. 31, n. 1, 2016.

CRENSHAW. Kimberle. A Intersecionalidade na Discriminação de Raça e Gênero. Universidade Federal de Santa Catarina, Revista Estudos feministas, 2002.

CUNHA, Maria Isabel. O Tema da Formação de Professores: trajetórias e tendências do campo na pesquisa e na ação. Educ. Pesqui. São Paulo, 2013.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: Capitalismo e esquizofrenia (v.1). Rio de Janeiro: Ed. 34, v. 1, 1995.

EVARISTO, Conceição. Becos da memória. Belo Horizonte: Mazza, 2006.

FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Salvador: EDUFBA, 2008.

GROSFOGUEL, Rámon. Decolonizing western uni-versalisms:decolonial pluri-versalism from Aimé Césaire to the Zapatistas. Transmodernity: journal of periphal cultural productions of the luso-hispanic world. Merced, Califórnia. v.1. n.3, 2012.

IGLESIAS, Marcelo Manuel Piedrafita Os Kaxinawá de Felizardo: correrias, trabalho e civilização no Alto Juruá. Tese (Doutorado em Antropologia Social). Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.

KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Editora Cobogó. Rio de Janeiro, 2019.

LABARCHE, Lucette; MARTIN, Monique de Saint. Fronteiras, Trajetórias e Experiências de Rupturas. Educ. Soc. Campinas. v. 29. n. 103, 2008.

LARROSA, Jorge. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. 6 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.

MAGNANI, Elisangela Furlan Mansano. As interferências que o corpo sofre na Body art. II Seminário Nacional em Estudos da Linguagem: Diversidade, Ensino e Linguagem. Cascavel, Paraná, 2010.

MALYSSE, Stéphane. "Padrões aos Pedaços" ou como Orlan ataca a arte contemporânea e os padrões de beleza com a sua arte carnal. São Paulo, 2019. Disponível em: www.forumpermanente.org/event_pres/simp_sem/pad-ped0/documentacao-f/comunic/dia08_1720. Acesso em 01 de Setembro de 2019.

MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em psicologia social. 3.ed. Petrópolis: Vozes, 2005.

NASCIMENTO, Maria Beatriz. “O quilombo do Jabaquara”. Revista de Cultura Vozes, 1978.

________. Textos e narração de Ori. Transcrição (mimeo), 1989.

OLIVEIRA, Luiz Henrique de. “Escrevivência” em becos da memória, de Conceição Evaristo. Estudos Feministas, Florianópolis, 2009.

RATTZ, Alex. Eu sou atlântica: sobre a trajetória de vida de Beatriz Nascimento. Instituto Kuanza. São Paulo, 2006.

SILVA, Jorge Fernandes Da. Trajetórias escolares e profissionais de professores (as) negros (as) que atuam na educação básica na cidade de Rio Branco. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Acre, Rio Branco, 2016.

SILVA, Mariah Rafaela. Devir selvagem: a arte do grito (ou do grito na arte). Revista Docência e Cibercultura. Rio de Janeiro. v.3. n.1. 2019.

TORRES, Maldonado Nelson. Analítica da colonialidade e da decolonialidade: algumas dimensões básicas. In: BERNARDINO-COSTA, Joaze; MALDONADO-TORRES, Nelson; GROSFOGUEL, Ramón (Orgs). Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. 1 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora. 2019.

WALKER, Alice. If the Present Looks Like the Past, What Does the Future Look Like? In: In Search of our Mother’s Gardens: Womanist Prose. London: The Women’s Press, 1983.

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

DA SILVA, Sulamita Rosa. INTELECTUALIDADE NEGRA EM AÇÃO: ENTRE O NÃO LUGAR E O PROTAGONISMO NA PRODUÇÃO DE SABERES. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 75–91, 2019. DOI: 10.12957/redoc.2019.44995. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/44995. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo Seção Temática