A FORÇA ANCESTRAL FEMININA NO MAR DE IEMANJÁ - UM FOTOARTIGO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2019.44965

Palavras-chave:

Fotografia, Ancestralidade, Orixás

Resumo

Pensar em fotografia é pensar em arte, é pensar em lembrança do vivido e do momento mágico eternizado em uma ou mais imagens. Cotidianamente, milhares de imagens são produzidas e circulam todos os dias nos vários meios de comunicação, seja na televisão, no cinema, nos espaços públicos e privados, nas redes sociais da internet, em nossa casa, nossa vida... Imagens estão, o tempo todo, à nossa volta, e constituem um dos mais importantes modos pelos quais vemos, aprendemos, pensamos, narramos e tecemos o presente. Pensando que as imagens estão a nossa volta e são potentes na nossa contemporaneidade, este artigo fotográfico aqui denominado de “fotoartigo”, pretende trazer imagens fotográficas  para homenagear a força ancestral feminina, representada aqui pela Orixá Iemanjá (Rainha do mar, mãe de todos os Orixás) Os Orixás são ancestrais africanos divinizados pelas forças da natureza tal como a água do mar, dos rios, das chuvas, dos raios, dos trovões, dos ventos... Orixá é força, é vida, é presente, é sabedoria, é conhecimento, é epistemologia do presente, passado e do futuro.

Biografia do Autor

Cristiano Sant'Anna de Medeiros, UERJ

Membro pesquisador dos grupos de pesquisa Curriculo, narrativas audiovisuais e diferença e Kékeré Proped/CNPQ)

Referências

ALVES, Nilda. Decifrando o pergaminho: os cotidianos das escolas nas lógicas das redes cotidianas. In: ALVES, Nilda; OLIVEIRA, Inês B. de (Orgs.). Pesquisa nos/dos/com os cotidianos das escolas. 3. ed. Petrópolis, RJ: DP, 2008, p. 15-38.

BENISTE, José. Dicionário Yorubá Português. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011

FLUSSER, Vilém. Filosofia da Caixa Preta. São Paulo: ANNABLUME, 2011.

KOSSOY, Boris. Fotografia e História. 3 ed. São Paulo: Ateliê, 2009.

PRANDI, Reginaldo. Mitologia dos Orixás. São Paulo: Companhia das letras, 2001

VALLADO, Armando. Iemanjá – a grande mãe africana do Brasil. Rio de Janeiro: Pallas, 2008

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

DE MEDEIROS, Cristiano Sant’Anna. A FORÇA ANCESTRAL FEMININA NO MAR DE IEMANJÁ - UM FOTOARTIGO. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 271–285, 2019. DOI: 10.12957/redoc.2019.44965. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/44965. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Produções Artísticas, Literárias e Culturais