INTERVENÇÃO DIDÁTICA COM GAMIFICAÇÃO: RELATO DE DUAS EXPERIÊNCIAS EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2019.44792

Palavras-chave:

Práticas docentes. Autoria discente. Produção de jogos. Ludicidade na educação.

Resumo

O presente relato tem por objetivo apresentar possibilidades de práticas pedagógicas, em distintos segmentos de ensino. Uma prática foi desenvolvida junto a alunos do ensino fundamental, de uma rede municipal na Baixada Fluminense e a outra, no curso de Pedagogia em uma instituição de ensino superior da rede estadual. Nas duas experiências, buscou-se adotar uma mediação didática ancorada com a produção autoral discente, usando para isso, do potencial das tecnologias digitais na produção de jogos. Entendemos que é possível conciliar práticas inovadoras e criativas com outras manifestações políticas, de necessário resgate da carreira docente e das instituições públicas. A prática docente intencional, que inclui jogos como apoio ao ensino, instiga por meio de desafios, a mobilização das operações internas, seja jogando ou levando os alunos a produzirem novos jogos. A ludicidade mobiliza os sujeitos, engajando-os em atividades que demandam maior capacidade de abstração e desafios complexos, que de outra forma, poderiam não ter a mesma adesão e compreensão. A maior parte dos jogos foi desenvolvida sem a necessidade de acesso à rede, mas essa ação docente, apesar de investir na criatividade e autoria, não exclui a urgência em se denunciar a exclusão digital vivenciada por boa parte das instituições educacionais públicas, principalmente por estarmos vivendo uma era da mobilidade e crescente ubiquidade. Espera-se, com isso, inspirar ações e formações para a adoção do lúdico na educação, reconhecendo o potencial das tecnologias off-line, que são as tecnologias garantidas na maior parte dos espaços educacionais.

Biografia do Autor

Keite Silva de Melo, ISERJ/FAETEC e SME-Duque de Caxias

Doutora em Educação pela PUC-Rio, professora do curso de Pedagogia do ISERJ  e professora da rede municipal de Educação de Duque de Caxias.

Simone Regina de Oliveira Ribeiro, CEFET-RJ, SME-Duque de Caxias e UERJ-CEDERJ

Mestra em Letras e Ciências Humanas pela UNIGRANRIO, atua como Técnico em Assuntos Educacionais no CEFET/RJ, é professora da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias e professora-tutora a distância da disciplina Prática de Ensino II das Licenciaturas UERJ/CEDERJ.

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

MELO, Keite Silva de; RIBEIRO, Simone Regina de Oliveira. INTERVENÇÃO DIDÁTICA COM GAMIFICAÇÃO: RELATO DE DUAS EXPERIÊNCIAS EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 329–348, 2019. DOI: 10.12957/redoc.2019.44792. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/44792. Acesso em: 24 abr. 2024.