A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL NO ENSINO MÉDIO DO ESTADO DO ACRE: BASES POLÍTICO-IDEOLÓGICAS QUE ORIENTAM O PROGRAMA

Autores

  • Anderson Pereira Evangelista Universidade Federal do Acre
  • Lúcia de Fátima Melo Universidade Federal do Acre
  • Mark Clark Assen de Carvalho Universidade Federal do Acre

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2019.44571

Palavras-chave:

Reforma do Ensino Médio, Educação em Tempo Integral, Política Educacional.

Resumo

A polêmica Reforma do Ensino Médio materializada na Lei nº 13.415 de 2017, e gestada no governo de Michel Temer (MDB) desdobra-se em políticas educacionais no contexto dos Estados que compõem a federação. Seus princípios encontram-se enraizados em uma perspectiva de Estado e de sociedade que ao que tudo indica visa atender as exigências econômicas e do mercado, numa concepção de educação utilitarista e mercadológica. Este artigo busca revelar as bases político-ideológicas do Programa de Educação em tempo Integral no Ensino Médio que vem sendo desenvolvido no âmbito da Rede Estadual de Educação do Estado do Acre (Lei nº 3.366 de 2017), na tentativa de compreender como esta política se articula com que está posto na Reforma do Novo Ensino Médio, buscando contribuir com o debate em torno deste complexo objeto que é o Ensino Médio no Brasil. A reflexão não se esgota, mas convida a pensar em uma direção menos ingênua e mais reflexiva.

Biografia do Autor

Anderson Pereira Evangelista, Universidade Federal do Acre

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Acre (PPGE-UFAC) - (2018-2020).Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Acre (2014-2018).

Lúcia de Fátima Melo, Universidade Federal do Acre

Doutora em Educação: conhecimento e inclusão social pela UFMG. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Acre (PPGE/UFAC).

Mark Clark Assen de Carvalho, Universidade Federal do Acre

Doutor em Educação: História ,Política e Sociedade pela PUC-SP. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Acre (PPGE/UFAC).

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Publicado

2019-09-01

Como Citar

EVANGELISTA, Anderson Pereira; MELO, Lúcia de Fátima; DE CARVALHO, Mark Clark Assen. A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL NO ENSINO MÉDIO DO ESTADO DO ACRE: BASES POLÍTICO-IDEOLÓGICAS QUE ORIENTAM O PROGRAMA. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 271–286, 2019. DOI: 10.12957/redoc.2019.44571. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/44571. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo Fluxo Contínuo