CONTRIBUIÇÕES DE ILONI SEIBEL (1941-2013) PARA OS SETORES EDUCATIVOS DE MUSEUS Resenha da tese de doutorado “O papel do setor educativo nos museus: análise da literatura (1987 a 2006) e a experiência do museu da vida”.

Autores

  • Isabel Aparecida Mendes Henze Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro(PUC-Rio)

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2019.44518

Palavras-chave:

setor educativo de museu, referenciais teóricos.

Resumo


 

Resumo

A resenha da tese de doutoradoO papel do setor educativo nos museus: análise da literatura (1987 a 2006) e a experiência do museu da vida”, apresenta os estudos de Seibel (2009) que pesquisou o papel dos setores educativos (SE) e a prática pedagógica nos museus. Em sua tese de doutoramento, revisou detalhadamente, a literatura da área e construindo panorama dos estudos no Rio de Janeiro e em São Paulo, entre 1987 e 2006.

 

 

Biografia do Autor

Isabel Aparecida Mendes Henze, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro(PUC-Rio)

Isabel Aparecida Mendes Henze é Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE PUC-Rio), Mestre em Educação Profissional em Saúde pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz/2011) e graduada em Pedagogia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/1989). Atua na área de educação museal e popularização da ciência desde 1997, coordenando, ministrando cursos, oficinas, palestras e organizando eventos. É integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Museus, Cultura e Infância (GEPEMCI) e da equipe docente do Curso de Extensão Infância, Cultura, Educação e Estética (PUC-Rio). Suas áreas de interesse em pesquisa são: Educação Infantil, Educação em Saúde, Educação Museal e Educação Profissional.

Referências

Referências

SEIBEL-MACHADO, M. I. O papel do setor educativo nos museus: análise da literatura (1987 a 2006) e a experiência do museu da vida. 2009. 250f. Tese (Doutorado) Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), São Paulo, 2009. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/287012>. Acesso em 10 jun. 2017.

MENDES, Isabel e CARVALHO, Cristina. Revisitando o estudo do papel do setor educativo nos museus: análise de dados (2006 a 2016). In: O lugar da educação no museu: Museu de Ideias, [edição 2017] / Andréa Fernandes Costa, Aparecida Marina Rangel, Fernanda Castro, Isabel Aparecida Mendes Henze, Maria Esther Valente, Ozias de Jesus Soares (orgs.). Rio de Janeiro: Museus Castro Maya, 2018. Disponível em: <http://rubi.casaruibarbosa.gov.br/handle/20.500.11997/8886?mode=full>. Acesso em 31 jul. 2019.

Downloads

Publicado

2019-09-01

Como Citar

MENDES HENZE, Isabel Aparecida. CONTRIBUIÇÕES DE ILONI SEIBEL (1941-2013) PARA OS SETORES EDUCATIVOS DE MUSEUS Resenha da tese de doutorado “O papel do setor educativo nos museus: análise da literatura (1987 a 2006) e a experiência do museu da vida”. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 328–333, 2019. DOI: 10.12957/redoc.2019.44518. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/44518. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Resenhas