PROBLEMATIZANDO GÊNERO E SEXUALIDADE EM INTERLOCUÇÃO COM EDUCADORAS/RES DE UMA ESCOLA CONFESSIONAL-FILANTRÓPICA

Autores

  • Fernando Altair Pocahy UERJ
  • Priscila Gomes Dornelles UFRB

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2019.41765

Palavras-chave:

Educação, Escola, Gênero, Sexualidade, Heteronormatividade.

Resumo

Este artigo analisa como determinadas redes discursivas se (re)produzem nos processos educativos diante dos dispositivos da sexualidade e das normas regulatórias de gênero, tomando como foco os discursos da heteronormatividade e sua potência na produção de subjetividades em cotidianos escolares. Para isso, dialogamos  com os Estudos Feministas e queer de modo a privilegiar as produções no campo da Educação em interface com a escola. Como opção metodológica, este estudo analisou primariamente entrevistas realizadas em uma instituição confessional e filantrópica de ensino fundamental e médio, localizada em uma cidade de grande porte no estado do Ceará. Para tratamento deste material, utilizamos a análise de discurso inspirados/as em perspectiva foucaultiana. Esta abordagem teórico-analítica nos permitiu apontar que os/as educadores/ras assumem posições de sujeito localizadas em planos hetero/normativos, bem como disposições menos rígidas em relação a estes discursos. O que nos fez ponderar sobre um arranjo difuso de conjuntos enunciativos materializados em pedagogias de gênero e da sexualidade nestes cotidianos escolares, ao mesmo tempo em que percebemos condutas pedagógicas que funcionavam de modo crítico em relação aos estabelecidos normativos. Estes resultados nos informam algo de uma agonística cotidiana na educação e, neste sentido, revelam movimentos que (re)posicionam professoras e professores diante das tramas da heteronormatividade - seja através das formas de sujeição e das ortopedias pedagógicas, seja no plano da resistência e (re)invenção de (micro)políticas do cotidiano escolar.

Biografia do Autor

Fernando Altair Pocahy, UERJ

Professor Adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) atuando na Faculdade de Educação, junto ao Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino e ao Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd). É coordenador do GENI - Grupo de Estudos em Gênero, Sexualidade e(m) Interseccionalidades na Educação e(m) Saúde. Bolsista da FAPERJ no programa Jovem Cientista do Nosso Estado (2015-2018) e do Programa de Incentivo à Produção Científica, Técnica e Artística ? PROCIÊNCIA-UERJ-FAPERJ (início 2015, em vigência). É Doutor em Educação e Mestre em Psicologia Social e Institucional, ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com bolsa CAPES, vinculado respectivamente aos grupos GEERGE - Grupo de Estudos em Educação e Relações de Gênero e ao Laboratório de Psicologia e Políticas Públicas. Fez estágio doutoral na Université Lumière Lyon 2 (Centre Louise Labé) ? França (bolsa CAPES). Possui Especialização em Projetos Sociais e Culturais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com bolsa da Fundação Maurício Sirotsky. É graduado em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), onde autou como bolsista de extensão junto à Pró-Reitoria Comunitária e de Extensão (PROCEX). Realizou Pós-Doutorado junto ao PPG em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com bolsa CAPES/Reuni, vinculado ao NIGS - Núcleo de Identidade de Gênero e Subjetividade. Tem realizado estudos e intervenções a partir de interlocuções entre Educação e(m) Saúde, interessado principalmente nos seguintes temas: corpo, geração, gênero, sexualidade e interseccionalidades nos processos de subjetivação, utilizando-se de abordagens pós-estruturalistas em articulação com os estudos queer. Atualmente é Editor Associado da Revista Interface - Comunicação, Saúde e Educação - Unesp Botucatu.

Priscila Gomes Dornelles, UFRB

Licenciada em Educação Física pela UFRGS, é especialista em Pedagogias do Corpo e da Saúde, mestre e doutora em Educação ela mesma instituição. É integrante do Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero (Geerge/UFRGS), do Gepefe/UFRB (Grupo de Estudos e Pesquisas e Educação, Formação de Professores e Educação Física) e do núcleo Capitu/ UFRB (Gênero, Diversidade e Sexualidade). Atualmente é professora do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), professora vinculada ao Mestrado Profissional em Educação do Campo da UFRB e coordena o subprojeto de Educação Física do Pibid e o projeto de extensão “Futsal Feminino em Amargosa: rompendo fronteiras de gênero” na mesma instituição. Atua, prioritariamente, no âmbito das discussões/ações sobre formação de professores; Educação Física Escolar; relações de gênero, sexualidade, educação e educação do campo; estágio em Educação Física.

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Publicado

2019-06-02

Como Citar

POCAHY, Fernando Altair; DORNELLES, Priscila Gomes. PROBLEMATIZANDO GÊNERO E SEXUALIDADE EM INTERLOCUÇÃO COM EDUCADORAS/RES DE UMA ESCOLA CONFESSIONAL-FILANTRÓPICA. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 127–150, 2019. DOI: 10.12957/redoc.2019.41765. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/41765. Acesso em: 29 mar. 2024.