ITINERÁRIO TERAPÊUTICO DOS HOMENS TRANSGÊNEROS DA BAIXADA CUIABANA/MT

Autores

  • Rayssa Karla Dourado Porto UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2019.40653

Palavras-chave:

Homem Transgênero. Identidade de Gênero. Itinerário Terapêutico. Análise de Narrativas.

Resumo

Resumo de dissertação: O sexo biológico das crianças ocupa um lugar central para as suas primeiras relações interpessoais e subjetivas, toda construção imaginária e idealizada dos pais funda-se neste aspecto.  Antes mesmo da criança se perceber como um sujeito, a sociedade cis-hétero-normativa dita que deve haver consonância entre sexo biológico, orientação sexual e identidade de gênero. Intriga-nos saber o que as pessoas fazem quando sua identidade de gênero não corresponde ao seu sexo biológico. Diante de tal conflito, pretende-se compreender como são tecidas as redes de busca por atendimentos, como fazem para ter acesso à informações e serviços no sistema formal de saúde e, sobretudo, quais são as demandas e dificuldades dos homens transgêneros nesse percurso. Os sujeitos da pesquisa serão homens que decidiram passar pelo processo transexualizador. É imprescindível pontuar que homens transgêneros nasceram e foram intituladas como “mulheres cisgênero”. Ao não se reconhecer com tal identidade buscam passar pela transição para adquirir caracteres masculinos como forma de adequar sua imagem à sua identidade de gênero. Através de entrevistas individuais com roteiro semiestruturado e observação participante, buscará compreender os caminhos de cuidado que os homens transgêneros percorrem ao decidirem passar pelo processo transexualizador.  Após a coleta dos dados será realizada a análise das narrativas usando a análise do discurso e do contexto imbricado nesse: a cultura, a historicidade, a sociedade e a performatividade do sujeito. Assim, pretende-se compreender o drama social dos homens transgêneros no processo de busca pela sua identidade de gênero.

Biografia do Autor

Rayssa Karla Dourado Porto, UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso

Mestranda em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Mato Grosso. Graduação em Psicologia. Experiência em Psicologia Clínica.

Downloads

Publicado

2019-06-02

Como Citar

PORTO, Rayssa Karla Dourado. ITINERÁRIO TERAPÊUTICO DOS HOMENS TRANSGÊNEROS DA BAIXADA CUIABANA/MT. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 234–235, 2019. DOI: 10.12957/redoc.2019.40653. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/40653. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Resumos de Teses e Dissertações