EDUCAÇÃO MUSEAL EM REDE: SURGIMENTO E ATUAÇÃO DAS REDES DE EDUCADORES EM MUSEUS NO BRASIL

Autores

  • Mona Ribeiro Nascimento Universidade Federal da Bahia
  • Leane Cristina Ferreira Gonçalves Museu de Ciência e Tecnologia da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2019.39944

Palavras-chave:

Educação Museal, Rede de Educadores em Museus, Políticas Culturais

Resumo

O presente artigo tem como objetivo traçar um breve panorama histórico do surgimento e atuação das Redes de Educadores em Museus no Brasil, bem como refletir sobre como este modelo de organização vem se consolidando num importante meio de fortalecimento da sociedade civil no campo da Educação Museal, haja vista sua relevante atuação no contexto da elaboração e aprovação da Política Nacional de Educação Museal (PNEM). Para tanto, inicialmente apresentaremos algumas possibilidades do conceito de rede e em que momento este passou a figurar no contexto das organizações sociais. A seguir nos debruçaremos sobre o contexto de criação da primeira Rede de Educadores em Museus do Brasil, nomeadamente a Rede de Educadores em Museus do Rio de Janeiro, em 2003, e das demais que a seguiram nos anos seguintes, dando uma atenção especial à Rede de Educadores em Museus da Bahia, à qual compomos. Por fim, ressaltamos a importância das organizações em rede, sobretudo as Redes de Educadores em Museus, no exercício de elaboração e implementação de políticas públicas, a partir da experiência de atuação da Rede de Educadores em Museus da Bahia na construção e aprovação da PNEM.

Biografia do Autor

Mona Ribeiro Nascimento, Universidade Federal da Bahia

Docente Substituta do Departamento de Museologia da Universidade Federal da Bahia. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Museóloga pela Universidade Federal da Bahia. Discente do Programa de Pós Graduação em Políticas e Gestão Cultural da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Membro do Comitê Gestor da Rede de Educadores em Museus da Bahia. Integrante da REM-Brasil

Leane Cristina Ferreira Gonçalves, Museu de Ciência e Tecnologia da Bahia

Técnica de Nível Superior do Museu de Ciência e Tecnologia da Bahia.  Museóloga pela Universidade Federal da Bahia. Discente do Programa de Pós Graduação em Gestão Cultural da Universidade Estadual Santa Cruz. Membro do Comitê Gestor da Rede de Educadores em Museus da Bahia.

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Publicado

2019-09-01

Como Citar

NASCIMENTO, Mona Ribeiro; GONÇALVES, Leane Cristina Ferreira. EDUCAÇÃO MUSEAL EM REDE: SURGIMENTO E ATUAÇÃO DAS REDES DE EDUCADORES EM MUSEUS NO BRASIL. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 140–154, 2019. DOI: 10.12957/redoc.2019.39944. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/39944. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo Seção Temática