ASTROLUDENS: PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2018.38423

Palavras-chave:

infância, práticasteorias, astronomia,

Resumo

Registro fotográfico que compõe o projeto Astroludens. Inspirado na reconhecida tese “Homo Ludens” de Johan Huizinga (1983), a qual defende que todo ser humano é sobretudo lúdico, esse projeto tem o compromisso de dialogar com a produção de conhecimento de crianças de 0 a 6 anos que transitam pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), um público cada vez mais presente e cativo. Para isso, é necessária a criação de novas metodologias científicas que entrelaçam produção teórica e prática, propondo inovações materiais e intelectuais. O projeto acontece criando liames de interrelação não só de conceitos da cultura infantil e museal, mas da própria cultura digital. Neste pequeno e pretenciosamente provocador ensaio de uma única fotografia e pouco texto, intenciona-se tensionar algumas certezas já endurecidas até os dias de hoje. E enaltecer a evidente produção de conhecimento infantil.

Biografia do Autor

Carina Nascimento d' Ávila

Bolsista do Programa de Capacitação Institucional do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) na Coordenação de Educação. Mestre em Educação (Proped- Uerj, orientação: Edmea Santos), graduada em Fotografia (UNESA) e Pedagogia (UERJ), vem mergulhando nos estudos de Imagem e produção do conhecimento, importando-se desde a configuração dos artefatos legitimados científicos a invenções nos espaços não-legitimados de produção de conhecimento, tais quais as esferas digitais do hackeamento, reconhecendo-o como forma de sobrevivência do engajamento e das proposições autônomas e coletivas que desafiam o discurso batido das lógicas de reprodução. Como educadora, compreende-se como propositora de práticas, as quais, percebe ao longo de mais de dez anos, acontecem por alguns fios condutores elétricos e frenéticos: sensibilidades, prazer, autogestão, redes e aqui-agora.

Victor d' Ávila

Possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1972), mestrado em Astronomia pela Universidade de São Paulo (1975) e doutorado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1995). Atualmente é Professor Associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência nas áreas de Física, Astrometria, Astrofísica e Oceanografia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: observações com astrolábio, teoria de explosões de supernovas, hidrodinâmica supersônica, ondas de choque, Interação atmosfera e oceanos, medidas de perfil de regiões costeiras, modelo para o fenômeno El Niño, e medidas de variações no diâmetro solar.

Patricia Spinelli, Museu de Astronomia e Ciências Afins

Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2004), mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2007) e doutorado em Astrofísica pela Ludwig-Maximilians-Universität e International Max Planck Research School on Astrophysics (LMU, IMPRS, 2011). Realizou estágio de pós-doutorado no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP, 2013). Tem experiência na área de Astrofísica, com ênfase em Lentes Gravitacionais Fracas, Cosmologia e Astrofísica Extragaláctica. Atua na área de divulgação em ciências, em especial Astronomia, sendo membro fundador do Programa GalileoMobile. Atualmente é pesquisadora associada do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST, desde 2013) e professora do curso de Pós-graduação Lato Sensu Especialização em Divulgação e Popularização da Ciência (DPC desde 2014) e do Mestrado em Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Saúde (PPGDCST desde 2016), ambos da Fiocruz/MAST/Jardim Botânico/Casa da Ciência/CECIERJ. É também a coordenadora brasileira do Portuguese Language Expertise Centre of Astronomy for Development da União Internacional de Astronomia (PLOAD-IAU desde 2015).

Downloads

Publicado

2019-01-27

Como Citar

D’ ÁVILA, Carina Nascimento; D’ ÁVILA, Victor; SPINELLI, Patricia. ASTROLUDENS: PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO INFANTIL. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 171–174, 2019. DOI: 10.12957/redoc.2018.38423. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/38423. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Produções Artísticas, Literárias e Culturais