PROCESSOS FORMATIVOS INOVADORES NO CONTEXTO DIGITAL

Autores

  • Maria Inez Pereira de Alcântara Secretaria de Educação e Qualidade do Ensino é formadora do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE)/CEPAN.
  • Ana Patricia Lima Sampaio Secretaria de Estado de Educação - SEDUC

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2018.38148

Palavras-chave:

Processos Formativos. Aplicativos Google. Aprendizagem Significativa.

Resumo

Na sociedade hodierna a preocupação com a utilização das ferramentas digitais é uma realidade em todos os setores, com maior ênfase nos ambientes educacionais, essa constatação aponta para a necessidade de maior investimento nos processos formativos dos profissionais da educação. O presente artigo é resultado de estudo realizado com profissionais do Departamento de Políticas e Programas Educacionais – DEPPE, da SEDUC. A intenção foi saber de que maneira a utilização do pacote de aplicativos da Google pode contribuir nos processos formativos. Situamos como objetivo geral analisar o desempenho dos cursistas na formação continuada onde foi apresentado as ferramentas da Google. Atribuir significado na utilização dos aplicativos às ações da gerência; dar celeridade as demandas e fomentar a mudança gradativa dos documentos analógicos para o digital foram os objetivos específicos. O procedimento metodológico utilizado foi à etnografia digital. No referencial teórico foram enfatizados conceitos pertinentes: processos formativos, aplicativos Google e aprendizagem significativa. Os resultados do estudo revelaram a importância da utilização dos aplicativos quer seja nas atividades cotidianas, ou e principalmente na ambiência dos setores educacionais nas instâncias macro (Secretaria de Educação) e micro (Unidades Escolares).

Biografia do Autor

Maria Inez Pereira de Alcântara, Secretaria de Educação e Qualidade do Ensino é formadora do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE)/CEPAN.

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), professora efetiva da Secretaria de Educação e Qualidade do Ensino é formadora do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE)/CEPAN.

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Publicado

2019-01-27

Como Citar

ALCÂNTARA, Maria Inez Pereira de; SAMPAIO, Ana Patricia Lima. PROCESSOS FORMATIVOS INOVADORES NO CONTEXTO DIGITAL. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 105–120, 2019. DOI: 10.12957/redoc.2018.38148. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/38148. Acesso em: 25 abr. 2024.