DIÁLOGOS PERTINENTES ACERCA DA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS PARA A EDUCAÇÃO

Autores

  • Anamelea de Campos Pinto Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade Federal de Alagoas
  • Júlio César Correia da Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Luis Paulo Mercado Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade Federal de Alagoas http://orcid.org/0000-0001-8491-6152

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2018.37803

Palavras-chave:

Usabilidade, Recursos Educacionais Abertos, Guia de Recomendações

Resumo

A crescente profusão e difusão das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) possibilitaram a criação de novas práticas de ensino que incorporam a utilização de recursos multimidiáticos como facilitadores do processo de ensino e aprendizagem dos sujeitos conectados. Nesse sentido, os Recursos Educacionais Abertos (REA) surgem como uma proposta inovadora para o campo da educação e tem como objetivo constituir autores digitais mais responsáveis na edificação e partilha do conhecimento, possibilitando a engendração do conceito de abertura e liberdade face as especificidades do licenciamento em Creative Commons (CC) e as etapas de produção e execução dos REA. Para nortear a construção do artigo, que se caracteriza como uma pesquisa teórica acerca do usabilidade de REA, buscou-se em Silva et al (2017), Amiel (2012), Pesce (2013), Santana et al (2012) e Litto e Mattar (2017)  respostas para solucionar tais problemáticas: Quais elementos são essenciais para a construção e usabilidade dos REA? De que forma podemos propor a usabilidade desses recursos para a educação? Desse modo descobriu-se que o alicerce deste artigo está na forma de investigar e consultar a importância do uso dos REA como uma política pública educacional, sobretudo na proposta epistemológica da Teoria Conectivista e nas contribuições históricas da Educação Aberta pela qual a (co)produção e a (co)aprendizagem dos REA se apoia. Como resultado, apresentamos a proposição de alguns elementos norteadores da construção, execução e utilização dos REA, promovendo diálogos pertinentes para a preparação de um guia de recomendações de usabilidade, abordando conteúdos introdutórios acerca da temática em tela e propondo como um dos elementos a formatação de uma plataforma online híbrida, que denominamos de restart, para organizar e contabilizar obras em REA ou transformadas em Domínio Público, complementando as cinco liberdades essenciais para a condução dos REA, que são: revisar, reutilizar, remixar e redistribuir. A finalidade desse estudo é discutir as formas de licenciamento em CC, o acesso aos recursos, um método de trabalho que leve em consideração a saúde, bem-estar e segurança dos usuários e produtores de REA e assegurar uma avaliação aberta na concepção dos REA, trazendo tais peculiaridades como componentes do guia, que estejam em conformidade com as suas bases legais-normatizadoras.

Biografia do Autor

Anamelea de Campos Pinto, Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade Federal de Alagoas

Doutora na área da Educação, mais especificamente na modalidade de Educação a Distância. Atualmente é professora do Centro de Educação, da Universidade Federal de Alagoas, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, na linha de pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Tem experiência em planejamento, concepção, implementação e avaliação de ações na modalidade a distância, além de coordenar e orientar núcleos de pesquisa e gerenciar grupos de trabalho. Atuou como coordenadora do Núcleo de Comunicação e Produção de Materiais Didáticos, na Coordenadoria Institucional de Educação a Distância, no período de dez/2011 a dez/2012. Durante os anos de 2006 a 2011 foi coordenadora da CIED e representou a UFAL junto ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). No biênio 2012-2014 atuou como vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UFAL, sendo reeleita para o biênio 2014-2016. No período de 2016-2017 realizou uma capacitação na Universidade Aberta de Portugal sobre a temática de Recursos Educacionais Abertos e em 2017-2018 um pós doutoramento na Université de Poitiers- França.

Júlio César Correia da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Pedagogo formado Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Estagiário na Secretaria Municipal de Educação (SEMED). Pesquisador Júnior na área de Educação, com ênfase nas temáticas de: Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), Educação Aberta (EA), Recursos Educacionais Abertos (REA) e Educação à Distância (EaD).

Luis Paulo Mercado, Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Educação (PUC/SP, 1998), Mestre em Educação (UFSM, 1993), Especialista em Formação de Professores em Mídias na Educação (UFAL, 2010), Graduado em Ciências Biológicas Licenciatura Plena (UFSM, 1989). Realizou aperfeiçoamento em Formação em Tutoria Online pela Organização dos Estados Americanos (OEA/INEAM) e em Melhoria da Qualidade da Educação pela UNESCO (UNESCO/OEA). É Professor Associado III vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas. Lider do Grupo de Pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação de Professores Presencial e Online.

Referências

ABERGO. O que é Ergonomia? Disponível em: <http://www.abergo.org.br/internas.php?pg=o_que_e_ergonomia> Acesso em: 10 jan.2018.

ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

AMIEL, Tel. Educação aberta: configurando ambientes, práticas e recursos educacionais. São Paulo: Casa da Cultura Digital, p. 17-33, 2012.

BARBOSA, Simone D.; SILVA, Bruno S. Interação humano-computador. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

BRASIL. Lei n. 9.610, de 19 de fev. 1998. Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, v.1, n. 36, p. 10-80, 20 fev. 1998. Seção 1.

BRASIL. Lei Ordinária n. 13005 de 25 de jun. 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, edição extra, jun. 2014. Seção 1.

CÂMARA DOS DEPUTADOS. Plano de Lei n. 1513 de 02 de jun. 2011. Altera dispositivos da Lei nº 9.610, de 1998. Brasília. Relator: Paulo Teixeira (PT/SP). Despacho, n. 2.789/2015, set. 2015.

CHAMMAS, A.; QUARESMA, M.; MONT’ALVÃO, C. Metodologia para criação de aplicativos: uma análise com foco no design centrado no usuário. Anais: Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade, Design de Interface e Interação Humana – Computador, 14. Joinville: USIHC Ergo Design, 2014. Disponível em: <http://www.leui.dad.pucrio.br/arquivosartigos/chammas_quaresma_montalvao_usihc_2014.pdf>. Acessado em 13 ago. 2018.

DOWNES, S. Learning networks and connective knowledge. 16 out 2008. [S.l: s.n.]. Disponível em:< http://it.coe.uga.edu/itforum/paper92/paper92.html>. Acesso em 13 ago. 2018.

DOWNES, Stephen. New technology supporting informal learning. Journal of Emerging Technologies in Web Intelligence, v. 2, n. 1, p. 27-33, 2010.

DUARTE, Fernanda; SANTANA, Ana E. REA: entenda o que são recursos educacionais abertos. Portal EBC, 2015. Disponível em: <http://www.ebc.com.br/educacao/2015/09/rea-entenda-o-que-sao-os-recursos-educacionais-abertos>. Acesso em 13 ago. 2018.

ERTHAL, Camila D. A avaliação dos processos educativos. Santa Rosa: Unijuí, 2015.

INUZUKA, Marcelo A.; DUARTE, Rafael T. Produção de REA apoiada por MOOC. São Paulo: Casa da Cultura digital, 2012.

KOP, R.; HILL, A. Connectivism: learning theory ofthe future or vestige of the past? The International Review of Research in Open and Distance Learning, [S.l.], 2008. v. 9, n. 3. Disponível em: http://www.irrodl.org/index.php/irrodl/article/view/523/1103. Acesso em: 13 ago. 2018.

LITTO, Fredric; MATTAR, João (orgs). Educação aberta online: pesquisar, remixar e compartilhar. São Paulo: Artesanato Educacional, 2017.

LIYOSHI, Toru; KUMAR, M. S. Educação aberta: o avanço coletivo da educação pela tecnologia, conteúdo e conhecimentos abertos. Centro de Recursos Educacionais, 2015. Disponível em: <http://www.abed.org.br/arquivos/Livro_Educacao_Aberta_ABED_Positivo_Vijay.pdf>. Acesso em: 13 de ago. 2018.

MATTAR, João. Aprendizagem em ambientes virtuais: teorias, conectivismo e MOOCs. São Paulo: TECCOGS-PUC/SP, v. 7, p. 21-40, 2013.

PESCE, Lucila. A potência didática dos recursos educacionais abertos para a docência na contemporaneidade. Revista Eletrônica de Educação, v. 7, n. 2, p. 195-210, 2013.

PRENSKY, Marc. Nativos digitais, imigrantes digitais. Rapid City (EUA): NCB University Press, v. 9, n. 5, 2001. Disponível em: <http://www.colegiongeracao.com.br/novageracao/2_intencoes/nativos.pdf>. Acesso em: 13 ago. 2018.

REBELO, Francisco. Ergonomia no dia a dia. 2 ed. Portugal: Silabo, 2017.

RIBEIRO, H. S. et al. Integração de tecnologias para desenvolvimento de sistemas web, utilizando a metodologia AJAX. Anais: III SEGET – Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2006. Disponível em: <https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos06/304_Artigo_SEGET.pdf>. Acesso em: 13 ago. 2018.

SANTANA, Bianca; ROSSINI, Carolina; PRETTO, Nelson L. (org.). Recursos educacionais abertos: práticas colaborativas políticas públicas. Salvador: Edufba; São Paulo: Casa da Cultura Digital, 2012.

SANTOS, Andreia I. Educação aberta: histórico, práticas e o contexto dos recursos educacionais abertos. São Paulo: Casa da Cultura Digital, 2012.

SEBRIAM, Débora; MARKUN, Pedro; GONSALES, Priscila. Como implementar uma política de educação aberta e de recursos educacionais abertos. São Paulo: Cereja, 2017.

SEIXAS, Carlos A.; MENDES, Isabel A. E-Learning e educação à distância: guia prático para implementação e uso de sistemas abertos. São Paulo: Atlas, 2006.

SIEMENS, George. Connectivism: a learning theory for the digital age. International Journal of Instructional Technology and Distance Learning, vol. 2, n. 1, p. 3-10, 2005.

SIEMENS, George. Learning and knowing in networks: changing roles for educators and designers. 27 jan 2008. [S.l: s.n.]. Disponível em: <http://it.coe.uga.edu/itforum/Paper105/Siemens.pdf>. Acesso em 13 de ago. 2018.

SILVA, J.; NUNES, S.; PINTO, A.; BRAGA, M. Recursos Educacionais Abertos e : diálogos pertinentes via um guia de recomendações. Anais: Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologia de Informação, 12. Lisboa, 2017. Disponível em: < https://ieeexplore.ieee.org/document/7975790/>. Acesso em 13 de ago. 2018.

SPYER, Juliano. Conectado: o que a internet fez com você e o que você pode fazer com ela. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.

WILEY, David. The access compromise and the 5th R. Disponível em: <https://opencontent.org/blog/archives/322>. Acesso em 12 de ago. 2018.

Downloads

Publicado

2019-01-27

Como Citar

PINTO, Anamelea de Campos; SILVA, Júlio César Correia da; MERCADO, Luis Paulo. DIÁLOGOS PERTINENTES ACERCA DA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS PARA A EDUCAÇÃO. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 54–81, 2019. DOI: 10.12957/redoc.2018.37803. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/37803. Acesso em: 25 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)