APRENDER NO FACEBOOK: ALGUNS SILÊNCIOS E RUÍDOS PARA INSTIGAR O ENSINO E A DOCÊNCIA ONLINE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2018.34199

Palavras-chave:

Facebook, Análise de interações, Grupo fechado no Facebook, Disciplina optativa.

Resumo

Cada vez mais as tecnologias da informação e comunicação (TIC) tornam mais rápida e dinâmica a comunicação, a interação e o compartilhamento de conteúdo entre as pessoas. Essa investigação busca refletir sobre contribuições do Facebook como espaço de aprendizagem em uma disciplina do Mestrado em Educação do PPGEduc/UFRRJ. A disciplina transcorreu em sua maior parte no Facebook e os participantes tiveram oportunidade de explorar as ferramentas disponibilizadas no grupo e de refletir coletivamente a partir de diferentes propostas de discussão. Os dados foram gerados a partir das interações no próprio grupo. O software Nodelx foi utilizado para analisar a não linearidade e a hipertextualidade presentes no processo interativo nesta rede. A análise elucida ruídos e silêncios observados na dinâmica interativa neste grupo. Ruídos foram caracterizados a partir das interações relacionadas às discussões que aconteciam no grupo. Como silêncios são denominados os rastros silenciosos dos membros ao utilizar a rede, mesmo sem interagir nela.

Biografia do Autor

Bruno Vieira Alves da Silva, UFRRJ

Graduado em Pedagogia pela UFRRJ - Instituto Multidisciplinar (2008 - 2012). Pós-graduado em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância - UFF (2013 - 2015) Mestre em Educação do Programa de Pós-Graduação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares - PPGEduc/UFRRJ (2015 - 2017) Bolsista CAPES. Instrutor Voluntário de Teatro na ONG: Escola Livre FAMA desde agosto de 2014 até o presente momento. Professor de Informática Educativa do Colégio Pedro II (2017).

 

Marcelo Almeida Bairral

Licenciado (1990) e especialista (1992) em Matemática pela Universidade Federal Fluminense, mestre em Educação Matemática pela Universidade Santa Úrsula (1996), doutor em Educação Matemática pela Universidade de Barcelona (2002) e pós-doutor em Educação Matemática pela Universidade do Estado de Nova Jersey (EUA, 2007) e pela Universidade de Turin (Itália, 2012). É professor associado IV do Instituto de Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Preside o Gepem desde 2003 e é o editor responsável do Boletim Gepem. Fundador e coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas da TIC em Educação Matemática (www.gepeticem.ufrrj.br). Idealizador e coordenador da Série InovaComTic da Editora da UFRRJ (Edur). Foi coordenador e atua como docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc/UFRRJ). É também professor do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGEduCIMAT/UFRRJ). Foi coordenador do GT19 (Educação Matemática) da ANPEd e membro da coordenação do GT6 (Educação Matemática: Novas Tecnologias e EaD) da SBEM. Em julho de 2013 passou a integrar a Comissão internacional para melhoria do ensino e da aprendizagem de matemática (CIEAEM). mbairral@ufrrj.br http://lattes.cnpq.br/0159010164759435
https://orcid.org/0000-0002-5432-9261

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Publicado

2018-06-30

Como Citar

DA SILVA, Bruno Vieira Alves; BAIRRAL, Marcelo Almeida. APRENDER NO FACEBOOK: ALGUNS SILÊNCIOS E RUÍDOS PARA INSTIGAR O ENSINO E A DOCÊNCIA ONLINE. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 68–83, 2018. DOI: 10.12957/redoc.2018.34199. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/34199. Acesso em: 29 mar. 2024.