INCONVENIENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2018.33423

Palavras-chave:

Transsexualidade, Cotidiano, Audiovisual, Gênero, Certeau

Resumo

O curta-metragem “Inconveniente”[1] (2015) é uma provocação que já começa pelo próprio título e, em sete minutos, nos convida a transitar pela arte, ciência, ficção e o cotidiano. Nesta encruzilhada de saberes que se misturam, rompem e criam outros modos de existência, múltiplos sentidos são atrelados a alguns aspectos do vídeo, envolvendo os saberesfazeres cotidianos que, por sua vez, vão instituindo significações e lógicas atravessadas nas questões sobre corpo, gênero e sexualidade. Entendemos que estamos imersos em uma cultura que é contaminada pelo audiovisual, onde narrativas circulam por diferentes espaçostempos produzindo agenciamentos e operando na criação de subjetividades, desejos e estéticas de existências. Neste sentido, pensando no audiovisual como um dispositivo para a produção de diferentes saberes, o objetivo deste trabalho é anunciar um corpo, uma vida e uma estética trans[2]que não quer ser apagada e nem silenciada e que para isso precisa gritar, berrar… Um corpo inconveniente que circula em diferentes lugares potencializando e afirmando a vida. Se produzindo, afetando e sendo afetado pelo mundo. Um corpo que insiste em não se enquadrar e que transita no seio das verdades instituídas.

[1]Visite nossa página: https://www.facebook.com/inconveniente2015/

[2]Neste trabalho, optamos pela expressão trans para nos referir às pessoas nomeadas/enquadradas como “transexuais”, “travestis”, “transgêneros”, “transhomens”, “transmulheres” etc, bem como àquelas que, de alguma maneira, não estão conforme a um metro-padrão e produzem seus corpos nas fronteiras, transbordando as normas de sexo-gênero.

Biografia do Autor

Ana Letícia Vieira, UERJ

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPE/UERJ). Email: pesquisa.analeticia@gmail.com

Bruno Rossato

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPE/UERJ). Email: rossatbruno@yahoo.com.br

Vinicius Leite Reis, UERJ

Mestrando em educação do Programa de Pós graduação em educação da UERJ (ProPEd). Pesquisador no grupo de pesquisa CUNADI (Currículos, Narrativas Audiovisuais e Diferença).

Downloads

Publicado

2018-06-30

Como Citar

VIEIRA, Ana Letícia; ROSSATO, Bruno; REIS, Vinicius Leite. INCONVENIENTE. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 212–213, 2018. DOI: 10.12957/redoc.2018.33423. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/33423. Acesso em: 29 mar. 2024.