(RE)PENSAR A FORMAÇÃO DOCENTE COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS

Autores

  • Wagna Andrade Silva UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2018.33409

Palavras-chave:

Tecnologias digitais, prática docente, pesquisa com o cotidiano, ensino fundamental.

Resumo

Esta pesquisa apresenta como objetivo investigar quais usos que os docentes fazem das tecnologias digitais em suas práticas pedagógicas. Para isso, o trabalho de campo realizado em 2017 centralizou seus esforços em conhecer essas práticas através da análise interpretativa de relatos online produzidos e enviados por quinze professores do primeiro segmento do ensino fundamental que atuam em múltiplos cotidianos escolares. Através da abordagem teórico-metodológica dos estudos com os cotidianos, o instrumento metodológico de pesquisa utilizado foi o Google formulário. Como resultado desta experiência, os professores participantes da pesquisa evidenciaram o quanto os usos das tecnologias digitais são plurais e distintos, ainda que falte infraestrutura nas escolas e formação continuada atenta a (re)pensar o digital na prática pedagógica.

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Publicado

2018-06-30

Como Citar

SILVA, Wagna Andrade. (RE)PENSAR A FORMAÇÃO DOCENTE COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 106–117, 2018. DOI: 10.12957/redoc.2018.33409. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/33409. Acesso em: 28 mar. 2024.