PENSANDO COM IMAGENS NA/DA DIFERENÇA PARA UMA SOCIEDADE DO COMPARTILHAMENTO

Autores

  • Cristiano Sant'Anna de Medeiros UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2018.33284

Resumo

Partindo das premissas dos estudos nos/dos/com os cotidianos, esta pesquisa teve como objetivo pensar com imagens compartilhadas por estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual Abdias Nascimento, em Nova Iguaçu, Baixada Fluminense/RJ, as noções de diferença tecidas com essa prática em suas articulações com as narrativas que engendraram. As imagens em questão foram compartilhadas na rede social da internet Facebook, em  páginas correspondentes a  grupos criados para este fim, denominados #Diferença e que operaram como dispositivo de pesquisa-intervenção, situando-se em um contexto que enunciamos como “sociedade do compartilhamento”. Buscamos pensar com fragmentos das redes de significações tecidas no momento em que eram compostas, problematizando conceitos, representações, dogmas e rupturas em relação a perspectivas tradicionais e hegemônicas da noção de diferença. As imagens, acompanhadas de suas narrativas/análises, nos deram pistas para pensar nos múltiplos atravessamentos e bricolagens entre imagens e ideias de diferença que são criadas e circulam nas múltiplas redes educativas e que engendram os processos curriculares nos cotidianos das escolas.

Biografia do Autor

Cristiano Sant'Anna de Medeiros, UERJ

Doutor e Mestre em Educação pelo PROPED/UERJ conceito CAPES 7. Possui Graduação em Administração de Empresas pela UFF e Licenciatura pela UCAM, Especialização em Gestão Pública da Educação pela UFJF e Docência do Ensino Superior pela UCAM, Professor Docente I e Coordenador Pedagógico na SEEDUC do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação e Gestão Escolar, com ênfase em projetos, atuando principalmente nos seguintes temas: Diferença, Lei 10639/03, Racismo, Audiovisualidades, Midia, Redes Sociais e Imagens

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Publicado

2018-06-30

Como Citar

DE MEDEIROS, Cristiano Sant’Anna. PENSANDO COM IMAGENS NA/DA DIFERENÇA PARA UMA SOCIEDADE DO COMPARTILHAMENTO. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 136–160, 2018. DOI: 10.12957/redoc.2018.33284. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/33284. Acesso em: 29 mar. 2024.