A SALA DE AULA NO CONTEXTO DA CIBERCULTURA: FORMAÇÃO DOCENTE E DISCENTE EM ATOS DE CURRÍCULO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2018.33237

Palavras-chave:

Pesquisa-formação na cibercultura, Atos de currículo, ciberautorcidadão

Resumo

Este trabalho de tese tem como temática a formação docente situada no contexto da cibercultura. Parte do pressuposto de que professores formadores e em formação precisam dialogar com saberes/fazeres que potencializem suas aprendizagens em um novo espaço/tempo da sala de aula e que a pesquisa no ensino superior se tece no exercício da reflexão sobre/na prática em um processo plural de auto-hetero-ecoformação. Tem como objetivo construir atos de currículo, utilizando as potencialidades dos ambientes virtuais, das redes sociais e da internet para ressignificar o aprender/ensinar situado nas vivências dos praticantes culturais dentro/fora da universidade. Como problemáticas central e secundárias da pesquisa-formação na cibercultura, temos, respectivamente: como a criação de atos de currículo com o uso das tecnologias digitais em espaços multirreferencias de aprendizagem podem potencializar as práticas formativas docente e discente no Curso de Pedagogia da UERN no contexto da cibercultura? Quais dispositivos engendram práticas formativas autorais, no presencial e no online, com o uso das tecnologias digitais em rede? Como construir uma relação pedagógica de interação colaborativa, docente e discente, mediada pelo uso das tecnologias digitais? A criação de atos de currículo utilizando as tecnologias digitais contribui com novos letramentos digitais dos praticantes na cibercultura? Tomamos como inspirações teórico-metodológicas a pesquisa-formação (SANTOS; MACEDO; NÓVOA) multirreferencial (ARDOINO, BARBOSA, MACEDO) com os cotidianos (CERTEAU, ALVES, FERRAÇO, OLIVEIRA), situada no contexto da cibercultura (SANTOS, SILVA, LEMOS, SANTAELLA, LEVY), entrelaçadas aos sentidos dos autores da pesquisa desse trabalho de tese. A pesquisa foi desenvolvida no cenário formativo do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN nas disciplinas de Didática e Estágio Supervisionado I. Como resultado, apresentamos que as ambiências formativas criadas nos atos de currículo no ensino presencial e online, apontam perspectivas que vão ao encontro de uma formação docente e discente do ciberautorcidadão, uma postura em processo, em devir, que se constrói na relação cidade/ciberespaço, em espaços/tempos de aprendizagens plurais, referenciadas nas experiências tecidas nesses contextos.

Biografia do Autor

Mayra Rodrigues Fernandes Ribeiro, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Professora na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte -UERN, Graduada em Pedagogia, Doutorado em Educação - PROPEG/UERJ, atuando na Programa de Pos Graduação em Educação -PosEduc e no Mestrado Profissional Profibio. Pesquisa Educação Online, formação docente na cibercutura com inspiração na abordagem multirreferencial e nos cotidianos.

Downloads

Publicado

2019-01-27

Como Citar

RIBEIRO, Mayra Rodrigues Fernandes. A SALA DE AULA NO CONTEXTO DA CIBERCULTURA: FORMAÇÃO DOCENTE E DISCENTE EM ATOS DE CURRÍCULO. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 169–170, 2019. DOI: 10.12957/redoc.2018.33237. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/33237. Acesso em: 16 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)