ESTILOS DE APRENDIZAGEM EM FÓRUNS ONLINE: PERSPECTIVAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS

Autores

  • Daniela Melaré Vieira Barros Universidade Aberta, Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX - Coimbra, LE@D Laboratório de Educação e Ensino a Distância, UAb - Lisboa
  • Vanessa Matos dos Santos Universidade Federal de Uberlândia - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2018.30819

Resumo

Cada vez mais as inovações tecnológicas potencializam estratégias e recursos para o trabalho educativo. Do ponto de vista pedagógico, os desafios são maiores e, nesta perspectiva, busca-se na teoria dos estilos de aprendizagem a facilitação e a compreensão de alguns aspectos do processos educativos da atualidade, quais sejam: a personalização através das características individuais, inclusão e o uso das tecnologias no cenário educativo. A reflexão aqui desenvolvida tem por objetivo apresentar diretrizes para potencializar o trabalho pedagógico com os fóruns de discussão em contextos online, ampliando o conceito e a função pedagógica destas ferramentas com a teoria dos estilos de aprendizagem. A metodologia qualitativa utilizada no estudo é apresentada com base nas reflexões e experiências realizadas em contextos de ensino superior online. O estudo está fundamentado em um projeto maior, atualmente em desenvolvimento sobre a Didática Online. Para tanto, os fundamentos teóricos ampliam as discussões sobre dois casos práticos apresentados como exemplos que possibilitaram resultados que dialogam com as questões de pesquisa levantadas, em específico: como utilizar as tecnologias nas estratégias pedagógicas dos fóruns online a partir dos estilos de aprendizagem?

Palavras-chave: fórum online, estilos de aprendizagem, tecnologias digitais, estratégias pedagógicas

Downloads

Publicado

2018-03-16

Como Citar

MELARÉ VIEIRA BARROS, Daniela; MATOS DOS SANTOS, Vanessa. ESTILOS DE APRENDIZAGEM EM FÓRUNS ONLINE: PERSPECTIVAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 14–38, 2018. DOI: 10.12957/redoc.2018.30819. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/30819. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo Fluxo Contínuo