ESTILOS DE APRENDIZAGEM EM FÓRUNS ONLINE: PERSPECTIVAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS

Daniela Melaré Vieira Barros, Vanessa Matos dos Santos

Resumo


Cada vez mais as inovações tecnológicas potencializam estratégias e recursos para o trabalho educativo. Do ponto de vista pedagógico, os desafios são maiores e, nesta perspectiva, busca-se na teoria dos estilos de aprendizagem a facilitação e a compreensão de alguns aspectos do processos educativos da atualidade, quais sejam: a personalização através das características individuais, inclusão e o uso das tecnologias no cenário educativo. A reflexão aqui desenvolvida tem por objetivo apresentar diretrizes para potencializar o trabalho pedagógico com os fóruns de discussão em contextos online, ampliando o conceito e a função pedagógica destas ferramentas com a teoria dos estilos de aprendizagem. A metodologia qualitativa utilizada no estudo é apresentada com base nas reflexões e experiências realizadas em contextos de ensino superior online. O estudo está fundamentado em um projeto maior, atualmente em desenvolvimento sobre a Didática Online. Para tanto, os fundamentos teóricos ampliam as discussões sobre dois casos práticos apresentados como exemplos que possibilitaram resultados que dialogam com as questões de pesquisa levantadas, em específico: como utilizar as tecnologias nas estratégias pedagógicas dos fóruns online a partir dos estilos de aprendizagem?

Palavras-chave: fórum online, estilos de aprendizagem, tecnologias digitais, estratégias pedagógicas


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2018.30819

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexadores:

           


Índice de citação de artigos:


Visualizações:

 


Licença:

  Esta obra está licenciada com uma Licença  Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.