CONDIÇÕES DE ACESSO A INFORMAÇÃO NO CONTEXTO DO POLO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

Helena Cristina Pimentel do Vale, Luis Paulo Mercado, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel

Resumo


O trabalho do bibliotecário e sua inserção na equipe multidisciplinar da Universidade Aberta do Brasil (UAB) ainda é pouco debatido no âmbito das Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) participantes. Este artigo trata do bibliotecário no contexto do polo de Educação a Distância (EaD) da UAB. Resulta de pesquisa que investigou a existência de bibliotecas, de serviços de acesso a informação oferecidos aos estudantes dos polos da UAB e a presença do bibliotecário nos polos atuando em conformidade com a legislação, os Referenciais de Qualidade para o Ensino Superior a Distância (RQESD) e aos instrumentos de avaliação do Ministério da Educação (MEC). Identifica a oferta de serviços de acesso à informação oferecidos, pelas bibliotecas aos estudantes da UAB e conhece a atuação do bibliotecário nos polos da UAB. A coleta de dados ocorreu nas bibliotecas dos polos de EaD selecionados por amostragem a partir de informações fornecidas pelos Coordenadores de Polos, através de questionário disponibilizado online. Os resultados mostraram que as bibliotecas dos Polos da UAB, precisam se adequar ao modelo da EaD atualmente instituído no país para os cursos superiores a distância e pois não estão atendendo às necessidades dos estudantes da modalidade. Os resultados evidenciam que existe necessidade de instituir políticas públicas para garantir a implantação, manutenção e o funcionamento das bibliotecas em conformidade com a atual legislação. O estudo propõe sugestões de melhorias para adequar as bibliotecas dos polos às demandas dos estudantes dos cursos ofertados pela IPES. Propôs ações de caráter prático que possibilitem promover a melhoria das bibliotecas dos polos da UAB colaborando com os cursos existentes no Sistema UAB.


Palavras-chave


Bibliotecário; UAB; Polo de Apoio Presencial; Biblioteca; EaD

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DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2018.30655

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