CONDIÇÕES DE ACESSO A INFORMAÇÃO NO CONTEXTO DO POLO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

Autores

  • Helena Cristina Pimentel do Vale Universidade Federal de Alagoas Biblioteca Central
  • Luis Paulo Mercado Universidade Federal de Alagoas
  • Fernando Silvio Cavalcante Pimentel Universidade Federal de Alagoas Programa de Pós-Graduação em Educação

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2018.30655

Palavras-chave:

Bibliotecário, UAB, Polo de Apoio Presencial, Biblioteca, EaD

Resumo

O trabalho do bibliotecário e sua inserção na equipe multidisciplinar da Universidade Aberta do Brasil (UAB) ainda é pouco debatido no âmbito das Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) participantes. Este artigo trata do bibliotecário no contexto do polo de Educação a Distância (EaD) da UAB. Resulta de pesquisa que investigou a existência de bibliotecas, de serviços de acesso a informação oferecidos aos estudantes dos polos da UAB e a presença do bibliotecário nos polos atuando em conformidade com a legislação, os Referenciais de Qualidade para o Ensino Superior a Distância (RQESD) e aos instrumentos de avaliação do Ministério da Educação (MEC). Identifica a oferta de serviços de acesso à informação oferecidos, pelas bibliotecas aos estudantes da UAB e conhece a atuação do bibliotecário nos polos da UAB. A coleta de dados ocorreu nas bibliotecas dos polos de EaD selecionados por amostragem a partir de informações fornecidas pelos Coordenadores de Polos, através de questionário disponibilizado online. Os resultados mostraram que as bibliotecas dos Polos da UAB, precisam se adequar ao modelo da EaD atualmente instituído no país para os cursos superiores a distância e pois não estão atendendo às necessidades dos estudantes da modalidade. Os resultados evidenciam que existe necessidade de instituir políticas públicas para garantir a implantação, manutenção e o funcionamento das bibliotecas em conformidade com a atual legislação. O estudo propõe sugestões de melhorias para adequar as bibliotecas dos polos às demandas dos estudantes dos cursos ofertados pela IPES. Propôs ações de caráter prático que possibilitem promover a melhoria das bibliotecas dos polos da UAB colaborando com os cursos existentes no Sistema UAB.

Biografia do Autor

Helena Cristina Pimentel do Vale, Universidade Federal de Alagoas Biblioteca Central

Mestre em Educação (UFAL, 2015). Bibliotecária/documentalista da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: Coordenação da Biblioteca de Teses e Dissertação da Universidade Federal de Alagoas (BDTD/UFAL), Catalogação na fonte, Indexação, Orientação sobre Normalização de Trabalhos Acadêmicos.

Luis Paulo Mercado, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Educação (PUC/SP, 1998), Mestre em Educação (UFSM, 1993), Especialista em Formação de Professores em Mídias na Educação (UFAL, 2010), Graduado em Ciências Biológicas Licenciatura Plena (UFSM, 1989). Realizou aperfeiçoamento em Formação em Tutoria Online pela Organização dos Estados Americanos (OEA/INEAM) e em Melhoria da Qualidade da Educação pela UNESCO (UNESCO/OEA). É Professor Associado III vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas. Lider do Grupo de Pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação de Professores Presencial e Online.

Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, Universidade Federal de Alagoas Programa de Pós-Graduação em Educação

Doutor em Educação (UFAL); Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (2010), especialista em Tecnologias em Educação e Docência do Ensino Superior. Graduado em Pedagogia (Licenciatura) . Foi professor - de escolas particulares, tutor do programa de formação continuada - Secretaria de Educação a Distância - MEC, professor tutor 1 da Universidade Tiradentes e professor do Governo do Estado de Alagoas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, educação online, webquest, tutoria e avaliação. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Alagoas. Foi Vice-coordenador da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância e Coordenador Adjunto da UAB/UFAL.

Downloads

Publicado

2018-03-16

Como Citar

VALE, Helena Cristina Pimentel do; MERCADO, Luis Paulo; PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante. CONDIÇÕES DE ACESSO A INFORMAÇÃO NO CONTEXTO DO POLO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 39–68, 2018. DOI: 10.12957/redoc.2018.30655. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/30655. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo Fluxo Contínuo