Coreografias didáticas e cenários inovadores na educação superior

Autores

  • Maria Auxiliadora Soares Padilha Universidade Federal de Pernambucco
  • Miguel Angel Zabalza Beraza Universidade de Santiago de Compostela - ES
  • César Vinícius de Souza Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2017.30492

Palavras-chave:

Coreografias didáticas, Inovação pedagógica, Educação superior, Cenários inovadores.

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir sobre coreografias didáticas e cenários inovadores na educação superior. Para isso apresentamos dois estudos realizados no contexto de uma universidade pública federal. Um deles com a aplicação de atividades gamificadas e outro com a integração de tecnologias como recursos didáticos em atividades de ensino e aprendizagem, seja na sala de aula ou em outros espaços, seja presencialmente ou virtualmente. Os referenciais principais que fundamentam os estudos são as discussões sobre inovação pedagógica de Cunha (2008), Zabalza (2006) e Silva (2011). A metodologia principal dos dois estudos foi a análise dessas coreografias didáticas. Os cenários propostos e a colocação em cena ultrapassaram as quatro paredes da sala de aula. A ruptura com o paradigma tradicional pôde ser constatada em várias das atividades realizadas e também no processo de idealização e planejamento das mesmas. O protagonismo dos alunos foi a categoria de inovação mais destacada nas duas experiências e o professor como coreógrafo estratégico, provocando oportunidades para esse protagonismo e para aprendizagens profundas e significativas.

Biografia do Autor

Maria Auxiliadora Soares Padilha, Universidade Federal de Pernambucco

Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação.

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica da UFPE.

Pós-Doutorado em Coreografias Didáticas Inovadoras com Integração de TIC na Universidade de Santiago de Compostela.

Miguel Angel Zabalza Beraza, Universidade de Santiago de Compostela - ES

Pedagogo e Doutor em Psicologia.

Presidente da Asociación Iberoamericana de Didáctica Universitaria.

César Vinícius de Souza, Universidade Federal de Pernambuco

Pedagogo, Mestre em Educação Matemática e Tecnológica pela UFPE.

Professor de Ensino Superior

Downloads

Publicado

2017-11-04

Como Citar

PADILHA, Maria Auxiliadora Soares; BERAZA, Miguel Angel Zabalza; SOUZA, César Vinícius de. Coreografias didáticas e cenários inovadores na educação superior. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 115–134, 2017. DOI: 10.12957/redoc.2017.30492. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/30492. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo Fluxo Contínuo