Práticas ciberculturais e a autoria do professor: as redes de criação educativas no cotidiano da escola

Autores

  • Maristela Midlej Silva de Araujo Veloso UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
  • Maria Helena Silveira Bonilla Universidade Federal da Bahia (UFBA)

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2017.30487

Palavras-chave:

práticas ciberculturais, autoria do professor, cotidiano da escola, rede de criação

Resumo

O trabalho tem por objetivo analisar as práticas ciberculturais e a autoria do professor no cotidiano da escola. O estudo foi conduzido pela pesquisa-formação em diálogo com os estudos da cibercultura. A pesquisa foi desenvolvida em uma Escola Estadual da Bahia. Neste trabalho, analisamos a rede da criação e o processo de autoria de uma professora praticante. Parte dos resultados alcançados revelaram que a autoria/criação do professor acontece em rede, na sua temporalidade específica e relacional, e que não basta fazer uso das tecnologias digitais; é preciso propor metodologias que desencadeiem a construção coletiva de conhecimentos. A autoria acontece quando o professor se abre para a inovação. Assim, a partir de atos autorizantes, se permite o exercício da autonomia ou, mais ainda, a ousadia tomada nos procedimentos da criação, de acordo com o contexto e as ocasiões que lhe são próprias. Como os saberes docentes para mediação em espaços híbridos de aprendizagem ainda estão em construção, constatamos que é preciso criar redes de colaboração na escola, não só formando os professores, mas formando concomitantemente alunos, coordenador pedagógico, funcionários. Além disso, é preciso, principalmente, que as escolas se abram para ajudas externas.

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Publicado

2017-11-04

Como Citar

SILVA DE ARAUJO VELOSO, Maristela Midlej; BONILLA, Maria Helena Silveira. Práticas ciberculturais e a autoria do professor: as redes de criação educativas no cotidiano da escola. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 80–97, 2017. DOI: 10.12957/redoc.2017.30487. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/30487. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo Fluxo Contínuo