COMPETÊNCIAS-CHAVE PARA A CO-APRENDIZAGEM E CO-INVESTIGAÇÃO EM DUAS PLATAFORMAS ABERTAS: UM PORTAL MASSIVO (EDUCARED) E UM AMBIENTE PESSOAL (WESTPORT)

Autores

  • Alexandra Okada The Open University - UK
  • Antonio Roberto Coelho Serra Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
  • Silvar Ferreira Ribeiro Universidade do Estado da Bahia
  • Sonia Maria da Conceição Pinto Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2017.30461

Palavras-chave:

Skills, co-learning, co-inquiry, social networking, ELGG platform, NING platform

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa qualitativa sobre as competências-chave para a co-aprendizagem e coinvestigação na era digital. O método utilizado foi a ciber-etnografia com observação assíncrona (fórum e wiki) e discussões síncronas (web conferência) para analisar habilidades desenvolvidas por uma comunidade de coaprendizagem. Este estudo centra-se em participantes de diferentes países que interagiram durante nove meses em duas plataformas abertas: o Portal Educacional Massivo (Educared), da "7ª Conferência Internacional de Educação 2012-2013" e o WeSPOT, um "ambiente de trabalho europeu com Tecnologias Abertas, Pessoais e Sociais pesquisas baseadas em co-aprendizagem". Como resultado deste estudo, observouse que o portal Educared levou ao desenvolvimento de literacias digitais mais explícitas, possivelmente porque é uma interface simples e conhecida (fórum). No ambiente weSPOT, os participantes experientes com as tecnologias digitais tiveram mais oportunidades para desenvolver outras habilidades relacionadas ao pensamento crítico-criativo e o raciocínio científico.

Biografia do Autor

Alexandra Okada, The Open University - UK

Pós doutora pela The Open University United Kingdom OU-UK (2008). Possui graduação em Curso Superior de Tecnologia em Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1988), especialização em Licenciatura Formação de Professor Ens Fund. Médio pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1997), mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e doutorado em Curso de Pós-Graduação Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Atualmente é pesquisadora professora do Knowledge Media Institute (KMi OU-UK) e coordenadora da comunidade internacional de pesquisa CoLearn OU-UK, professora visitante do curso de MBA online da Fundação Getúlio Vargas - RJ . Tem experiência na área de Ciência da Computação e Educação com ênfase em Tecnologias de Comunicação e Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Cartografia Cognitiva, Ambientes Virtuais de Aprendizagem e Conhecimento em Rede.

Antonio Roberto Coelho Serra, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Bacharel em Administração pela Universidade Estadual do Maranhão, Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutor em Administração pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas. Pós-doutorado pela Open University do Reino Unido. Vivência de mais de quinze anos em Instituição de Ensino Superior com atuação nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, com experiência em planejamento, implementação e avaliação de ações em EaD nos seus diferentes domínios. É Professor Adjunto do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, no departamento de Administração. Exerceu até agosto de 2013 a Coordenação Geral do Núcleo de Tecnologias para Educação da Universidade Estadual do Maranhão, representando-a junto ao Sistema Universidade Aberta do Brasil e à Rede e-Tec Brasil do Ministério da Educação. Atualmente exerce o cargo de Pró-Reitor de Planejamento da UEMA.

Silvar Ferreira Ribeiro, Universidade do Estado da Bahia

Pós-Doutorado na Open University - Reino Unido - Knowledge Media Institute (KMi-OU), com apoio da CAPES (Processo 7537/2015-08). Doutor em Difusão do Conhecimento (Ufba/Uneb/Uefs/Lncc/Ifba/Senai/Ufabc), Mestrado em Engenharia de Produção da Linha de Pesquisa Mídia e Conhecimento, com ênfase em Educação a Distância (UFSC, 2002). Especializações Lato Sensu em Metodologia do Ensino Superior pela FEBA (1986) e Psicopedagogia pela UFRJ (2001). Graduação em Pedagogia com Habilitações em Supervisão e Administração Escolar pela Universidade Católica Do Salvador (1983), Técnico em Administração. Professor Assistente da Universidade do Estado da Bahia - Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias - Campus XIX da UNEB de Camaçari. Experiência em Pesquisa, Ensino, Extensão e Gestão, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa e inovação responsáveis, tecnologias da informação e gestão educacional, difusão do conhecimento, inclusão digital, recursos educacionais abertos e educação a distância.

Sonia Maria da Conceição Pinto, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Pós-Doutorado pela Open University - UK (2017), Doutora em Difusão do Conhecimento - UFBA (2010) . Mestre em Educação e Contemporaneidade pela UNEB (2003). Especialista em Educação e Novas Tecnologias da Comunicação e Informação - UNEB (1999). Pedagoga, graduada pela Universidade Católica do Salvador (1997). Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia ? Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias. Atuou como Coordenadora de Formação do Programa de Inclusão Sociodigital - PISD, da Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado da Bahia, SECTI-BA ( 2004 a 2011). Coordenou projetos de extensão universitária, voltados para a formação de monitores do Programa Telecentros.BR - Ministério das Comunicações ( 2009 a 2014). Atuou como professora pesquisadora, responsável pela coordenação pedagógica da GEAD ? Gestão de Educação a Distância da UNEB (2008 a 2012). Pesquisas nas áreas de Educação a Distância, Inclusão Digital, Literacia Digital e CiFormação em Rede.

Downloads

Publicado

2017-10-31

Como Citar

OKADA, Alexandra; SERRA, Antonio Roberto Coelho; RIBEIRO, Silvar Ferreira; PINTO, Sonia Maria da Conceição. COMPETÊNCIAS-CHAVE PARA A CO-APRENDIZAGEM E CO-INVESTIGAÇÃO EM DUAS PLATAFORMAS ABERTAS: UM PORTAL MASSIVO (EDUCARED) E UM AMBIENTE PESSOAL (WESTPORT). Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 33–60, 2017. DOI: 10.12957/redoc.2017.30461. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/30461. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo Fluxo Contínuo