COMPETÊNCIAS-CHAVE PARA A CO-APRENDIZAGEM E CO-INVESTIGAÇÃO EM DUAS PLATAFORMAS ABERTAS: UM PORTAL MASSIVO (EDUCARED) E UM AMBIENTE PESSOAL (WESTPORT)

Alexandra Okada, Antonio Roberto Coelho Serra, Silvar Ferreira Ribeiro, Sonia Maria da Conceição Pinto

Resumo


Este artigo apresenta uma pesquisa qualitativa sobre as competências-chave para a co-aprendizagem e coinvestigação na era digital. O método utilizado foi a ciber-etnografia com observação assíncrona (fórum e wiki) e discussões síncronas (web conferência) para analisar habilidades desenvolvidas por uma comunidade de coaprendizagem. Este estudo centra-se em participantes de diferentes países que interagiram durante nove meses em duas plataformas abertas: o Portal Educacional Massivo (Educared), da "7ª Conferência Internacional de Educação 2012-2013" e o WeSPOT, um "ambiente de trabalho europeu com Tecnologias Abertas, Pessoais e Sociais pesquisas baseadas em co-aprendizagem". Como resultado deste estudo, observouse que o portal Educared levou ao desenvolvimento de literacias digitais mais explícitas, possivelmente porque é uma interface simples e conhecida (fórum). No ambiente weSPOT, os participantes experientes com as tecnologias digitais tiveram mais oportunidades para desenvolver outras habilidades relacionadas ao pensamento crítico-criativo e o raciocínio científico.


Palavras-chave


Skills; co-learning; co-inquiry; social networking; ELGG platform; NING platform

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DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2017.30461

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